Notícia

16/05/2017 - A SC UZAVTOSANOAT E O GRUPO PSA ASSINAM UM ACORDO DE JOINT VENTURE PARA A PRODUÇÃO DE VEÍCULOS UTILITÁRIOS LEVES NO UZBEQUISTÃO

A SC UZAVTOSANOAT E O GRUPO PSA ASSINAM UM ACORDO DE JOINT VENTURE PARA A PRODUÇÃO DE VEÍCULOS UTILITÁRIOS LEVES NO UZBEQUISTÃO Imagens e fotos de carro

O Grupo PSA e a SC Uzavtosanoat decidiram criar uma joint venture com participação em partes iguais - a Uzbekistan.PCA. Esta parceria visa construir uma fábrica na zona franca industrial de Jizzakh, situada a 200 km de Tashkent, no Uzbequistão, para produzir VULs (Veículos Utilitários Leves) das marcas Peugeot e Citroën, tanto para uso particular como para comercial. O capital da nova empresa conjunta é de cerca de 30 milhões de euros, detido em partes iguais pelos dois parceiros. Os investimentos totais representam 130 milhões de euros.

O Grupo PSA contribuirá com as novas tecnologias, propriedade intelectual e participará da implementação de processos de produção modernos e organização de treinamento para os funcionários. A fábrica aplicará os modernos sistemas do Grupo em matéria de produção, qualidade, compras, abastecimento e vendas. A joint venture também estabelece que um mínimo de 50% das peças sejam fabricadas localmente já no primeiro ano de produção, atraindo fabricantes locais de componentes - 30 grandes empresas pertencentes à SC Uzavtosanoat e mais de 160 pequenas e médias empresas.

A capacidade de produção foi prevista para alcançar 16 mil veículos por ano, que serão comercializados no Uzbequistão ou exportados.

Com uma população de mais de 32 milhões de habitantes, o Uzbequistão possui um enorme potencial de desenvolvimento em matéria de produção industrial e de crescimento do mercado automotivo.

“Este segmento de VULs é o único segmento do mercado automotivo ainda não representado no Uzbequistão”, destacou Yusupov Rustam, vice-presidente do Conselho da SC Uzavtosanoat. “Este projeto constitui, portanto, um significativo avanço qualitativo para o desenvolvimento do setor automotivo nacional. De maneira mais geral, com o aumento do emprego, esta joint venture terá um impacto positivo no crescimento rentável do setor automotivo do Uzbequistão.”

Christophe Bergerand, vice-presidente do Grupo PSA na Eurásia, declarou: “Este projeto corresponde plenamente ao nosso plano ‘Push to Pass’ e é uma excelente oportunidade para o Grupo PSA, pois poderemos desenvolver nossa atividade de VUL e nosso plano de crescimento rentável na região. Apreciamos o diálogo construtivo que estabelecemos com as equipes locais e o apoio pessoal do presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoev, que foi determinante para a criação desta joint venture”.

Autor: PlanetCarsZ