Notícia

17/10/2017 - CAMINHÃO TOYOTA A HIDROGÊNIO É MAIS ECOLÓGICO QUE UM PRIUS

CAMINHÃO TOYOTA A HIDROGÊNIO É MAIS ECOLÓGICO QUE UM PRIUS Imagens e fotos de carro

Após ter superado satisfatoriamente todos os testes de seu desenvolvimento, a Toyota colocará seu caminhão pesado movido a célula de combustível para trabalhar nos portos de Los Angeles e Long Beach, nos EUA. Isso significará a demonstração definitiva de que sua tecnologia para a mobilidade com hidrogênio não só é válida para automóveis como o Mirai, mas pode cumprir também com o transporte de mercadorias pesadas.

Esse caminhão da Toyota tem o nome provisório de ‘Project Portal’ e está dentro do que nos Estados Unidos chamam de ‘Categoria 8’. Ou seja, caminhões com mais de 15 toneladas, que é o tipo mais pesado dentro de sua norma. O que o diferencia dos demais ‘heavy trucks’, é que ele não emitirá nenhum gás poluente graças às células de combustível de dois Toyota Mirai e uma bateria de 12 kWh. Não parece muito para um caminhão deste tamanho, mas seus números de potência e torque são realmente muito surpreendentes.

O peso total que o caminhão da Toyota precisa suportar é de 36.300 kg, portanto, seu motor precisa estar à altura de semelhante esforço. Não se pode confundir a capacidade de sua bateria e de suas células de combustível com a potência que desenvolverá. Como é lógico, esses dados afetam a autonomia do caminhão, que é de 320 km. Seu motor é capaz de entregar um máximo de 670 cv e 1.800 Nm de torque, números muito respeitáveis dentro de sua categoria.

Em um comunicado, o VP executivo da Toyota North America, Bob Carter, disse que: “Nossa marca tem liderado o caminho para expandir a compreensão e adoção da tecnologia de célula de combustível. Desde que lançamos o Mirai, até a criação do sistema para o transporte pesado do Project Portal, a Toyota tem demonstrado a versatilidade e a adaptabilidade de sua célula de combustível com zero emissões”.

A tecnologia para o uso de hidrogênio no transporte está desenvolvendo-se muito nos últimos anos, no entanto, os elétricos estão ganhando a partida com uma entrada no mercado mais rápida. Resta aguardar se o novo sistema de extração de hidrogênio, que utiliza a água do mar e o sol, acaba sendo implantado, pois poderá significar a normalização deste tipo de veículos, para poder competir com os caminhões elétricos como o da Tesla e o híbrido Project One da Nikola Motors, entre outros.


Autor: PlanetCarsZ