Notícia

13/11/2017 - CARLEX DESIGN REVELA O SEU TRABALHO SOBRE UM JAGUAR XJ COUPE DE 1976

CARLEX DESIGN REVELA O SEU TRABALHO SOBRE UM JAGUAR XJ COUPE DE 1976 Imagens e fotos de carro

O Jaguar XJ Coupe é uma das versões mais raras e desconhecidas da família XJ, a mais antiga em produção da marca britânica. Fabricado entre 1975 e 1978 era simplesmente a versão de duas portas do XJ sedan, que na época já era um sedan de traços clássicos e que permanece durante décadas.

Sua escassa produção e seu acertado estilo coupe o tornaram uma das versões mais valorizadas pelos colecionadores, e são cotados muito acima do valor das versões XJ sedan equivalentes. Mas o caso deste exemplar é mais raro ainda, já que após ter passado pelas mãos dos especialistas da Carlex Design, não só manteve seu espírito e desenho clássico, como adquiriu uma imagem e sabor mais atuais.

Respeitando ao máximo o desenho original do carro, o que obrigou a manter e polir ao máximo os diversos componentes cromados originais do modelo, os poloneses da Carlex Design se limitaram a substituir aqueles elementos que ofereciam um conforto e condução um pouco defasados, por isso o interior é onde se encontram as maiores mudanças.

Embora isso não signifique que no exterior não existam mudanças. Como é possível apreciar nas imagens, as rodas de grande tamanho, mas de estilo clássico, e que são calçadas com enormes pneus de baixo perfil, não eram elementos próprios em meados da década de 70. Só essa novidade já significa uma mudança na imagem do modelo, que unido a várias modificações na suspensão, lhe aportam uma presença bastante singular.

No interior, a autêntica especialidade da Carlex Design, surge um habitáculo muito característico. Embora o painel e os comandos sejam os mesmos, estes foram restaurados e os revestimentos foram substituídos. O estilo do estofamento é sem dúvidas moderno, apesar de que a Carlex Design tratou de manter uma imagem vintage com as divisões longitudinais.

Portanto, o resultado final é fiel ao original, mas com um toque mais atual e confortável. Em termos mecânicos não foram divulgadas novidades, embora no que diz respeito ao chassi, está claro que pelo menos a suspensão é nova, e provavelmente o sistema de freios também.


Autor: PlanetCarsZ