Notícia

11/01/2018 - DESLOCADO PELOS SUVS, O NISSAN PULSAR ENCERRA SUA PRODUÇÃO

DESLOCADO PELOS SUVS, O NISSAN PULSAR ENCERRA SUA PRODUÇÃO Imagens e fotos de carro

Não restam dúvidas de que o atual sucesso da Nissan está diretamente relacionado com seus SUVs/Crossovers, um caminho que começou com a primeira geração do Qashqai, ao qual mais adiante se juntaram o Juke e o X-Trail. A preferência atual do público pelos SUVs, deixou sem espaço um compacto como o Nissan Pulsar, que viu sua demanda despencar sem parar.

É por isso que chegam algumas novidades importantes em relação à fábrica que a Nissan possui na Zona Franca de Barcelona, que anunciou o encerramento da produção do Pulsar, justamente devido a sua baixa demanda. Desse modo, a planta espanhola da Nissan se concentrará na produção das três pick-ups da aliança Renault-Nissan e Mercedes-Benz: Nissan Navara, Renault Alaskan e Mercedes-Benz X Class.

A Nissan previa originalmente vender cerca de 80.000 unidades anuais do Pulsar na Europa, mas conseguiu seu pico máximo em 2016 com apenas 35.000 unidades, enquanto que no ano passado as ventas apenas superaram as 23.000 unidades. Também é certo que devido ao seu design, derivado do Tiida chinês, o compacto não conseguiu se destacar em relação aos seus rivais e com o passar dos anos esse inconveniente se acentuou ainda mais.

Originalmente o Pulsar seria fabricado no Reino Unido, mas no final a planta de Sunderland teve que assumir a produção do Qashqai. Muitos dos componentes do Pulsar fabricado na Espanha chegavam do Reino Unido e a distância não fez mais do que encarecer sua fabricação, algo que afetou seu preço de venda, que sempre foi mais alto que seus concorrentes.

Junto com o Pulsar, a planta da Nissan em Barcelona deixará de produzir também as versões de passageiros do Nissan NV200 Evalia, mas manterá a produção das versões elétricas comerciais, embora a atenção seja focada nos Nissan NP300 Navara, Mercedes-Benz X Class e Renault Alaskan.

Autor: PlanetCarsZ