Notícia

18/04/2017 - GRUPO PSA ESTREARÁ A CONDUÇÃO AUTÔNOMA COM A MARCA DS

GRUPO PSA ESTREARÁ A CONDUÇÃO AUTÔNOMA COM A MARCA DS Imagens e fotos de carro

O grupo francês PSA terá no próximo ano seus primeiros carros no mercado equipados com sistemas de condução autônoma e a primeira de suas marcas a estreá-los será a DS.

O sistema de condução autônoma nível 2 chegará primeiro ao DS 7 Crossback, um sistema que lhe permitirá manter-se dentro de sua faixa de rolamento, sendo capaz de gerenciar a velocidade e a trajetória de forma automática de acordo com as condições do tráfego, além de poder estacionar sozinho graças ao sistema automatizado Park Pilot.

O DS 7 Crossback (na imagem) será o primeiro modelo a receber esses novos sistemas a partir do início do próximo ano, mas não será o único, já que as outras marcas do grupo francês também o receberão posteriormente.

Por enquanto, tanto a Citroën como a Peugeot deverão conformar-se com os atuais sistemas, que incluem manutenção de faixa, assistência de frenagem e controle de cruzeiro adaptativo, atualmente disponíveis nos Peugeot 208, 308, 2008, 3008 e Traveller, assim como também nos Citroën C3, C4 Picasso e Spacetourer.

No entanto, o Grupo PSA já está desenvolvendo os sistemas nível 3 ou de ‘automatização condicional’, onde o condutor pode tomar o controle no caso de ser necessário, assim como também de nível 4 ou de ‘alta automatização’, que permite ao carro atuar sozinho, ainda que o condutor não responda. O grupo francês é muito cauteloso em relação a esses sistemas e é por isso que considera introduzir no mercado os sistemas de automatização nível 3 não antes de 2020.

Autor: PlanetCarsZ