Notícia

11/01/2019 - HYUNDAI MOBIS APRESENTOU UM SISTEMA DE ILUMINAÇÃO INTERATIVA NO CES 2019

HYUNDAI MOBIS APRESENTOU UM SISTEMA DE ILUMINAÇÃO INTERATIVA NO CES 2019 Imagens e fotos de carro

Termina hoje na cidade de Las Vegas o Consumer Electronics Show, a edição 2019 do maior evento do mundo dedicado à eletrônica de consumo e onde estiveram presentes vários fabricantes de veículos e componentes da indústria automobilística, como é o caso da Hyundai MOBIS, a divisão de componentes da Hyundai.

Essa divisão da Hyundai apresentou no CES 2019 um protótipo bem chamativo, que trata de mostrar os últimos avanços da marca em sistemas de iluminação aplicados às novas tecnologias de condução autônoma.

São muitos os fabricantes e empresas que estão tratando de desenvolver sistemas de assistência à condução de diversos tipos e níveis de atuação, mas muito poucos chegaram a estudar e desenvolver sistemas de comunicação baseados nos elementos de iluminação do próprio veículo, como é este caso.

A verdadeira razão de ser desse protótipo da Hyundai MOBIS não é o veículo em si, mas o complexo sistema de iluminação exterior que utiliza sobre os painéis de sua carroceria e que não são destinados a servir de iluminação convencional, mas como sistema de comunicações interativo.

Utilizando esse complexo sistema de luzes, o protótipo pode projetar diversos gráficos e mensagens sobre sua carroceria, de maneira que os outros usuários, como os pedestres, podem saber se o veículo está sendo operado em modo autônomo ou se está freando e, portanto, se é seguro cruzar uma faixa de pedestres.

Por enquanto não temos nenhum vídeo ou animação das funções desse protótipo, mas esperamos que a marca coreana divulgue em breve um documento gráfico desse tipo. Nas únicas imagens conseguidas do modelo até agora, que foi apresentado em Las Vegas, podemos ver como sobre o capô dianteiro e sobre as portas aparecem tipos de ópticas LED ocupando uma grande superfície. São nessas áreas onde o sistema projeta os diversos gráficos, como sinais de advertência ou de perigo.

Autor: PlanetCarsZ