Notícia

08/05/2014 - JAGUAR LAND ROVER PARTILHA TECNOLOGIA COM FORD, AUDI E MERCEDES

JAGUAR LAND ROVER PARTILHA TECNOLOGIA COM FORD, AUDI E MERCEDES Imagens e fotos de carro

- O objetivo dos ingleses é que a troca de informações sobre o uso do alumínio na fabricação de carrocerias possa reduzir o custo deste processo.

Normalmente diz-se que “o segredo é a alma do negócio”, mas neste caso a Jaguar Land Rover prepara-se para fazer exatamente o oposto, e quer partilhar com outros fabricantes todos os passos da sua tecnologia de criação do chassis em alumínio. Apesar de normalmente as empresas guardarem estas informações da forma mais secreta, o objetivo dos britânicos é que esta troca de dados possa vir permitir à empresa poupar dinheiro no futuro.

A ideia da Jaguar Land Rover passa pela adoção de padrões de construção transversais à indústria, de forma a cortar os custos de produção com este material. Segundo os britânicos, caso exista um só processo de produção para os vários fabricantes, qualquer grande alteração terá sempre que passar por um acordo entre as principais marcas.

Mark White, especialista da marca inglesa nesta área, indica que dos vários fabricantes que já usam o alumínio – Audi, Mercedes, Porsche e num futuro próximo a Ford – cada um deles utiliza um método diferente, com recursos materiais e equipamentos distintos. Por exemplo, o chassis de cada Ford F-150 irá custar mais US$ 750 à Ford do que os anteriores construídos em aço.

Os executivos da Mercedes-Benz e da Ford já fizeram visitas às fábricas da Jaguar Land Rover, com quem partilharam várias informações sobre as tecnologias implementadas nas suas empresas. Num futuro próximo está também agendada uma visita de responsáveis da marca inglesa à Audi, para estudar o processo de construção dos modelos A8 e Q7 e troca de dados entre os dois fabricantes.

Autor: PlanetCarsZ