Notícia

20/04/2019 - KIA HABANIRO CONCEPT: EQUIPADO COM TODAS A TECNOLOGIAS QUE SERÃO INTEGRADAS À MARCA NO FUTURO

KIA HABANIRO CONCEPT: EQUIPADO COM TODAS A TECNOLOGIAS QUE SERÃO INTEGRADAS À MARCA NO FUTURO Imagens e fotos de carro

A KIA Motors America (KMA) revelou esta semana sua emocionante visão de futuro para os veículos elétricos. O conceito HabaNiro é um carro totalmente elétrico para quatro passageiros, com tração nas quatro rodas, autonomia de mais de 480 quilômetros, modo autônomo nível cinco, portas com asas de borboleta e tecnologia de ponta. Mas engana-se quem pensa que o HabaNiro não passa de um supercarro fantasioso que provavelmente nunca será construído; trata-se de um olhar da KIA para o futuro da mobilidade, quando os automóveis combinarão perfeitamente design, capacidade, conveniência e criatividade.

“Queríamos que este conceito fosse confortável para o transporte pelas ruas da cidade, fazendo curvas em uma estrada costeira e explorando com confiança as aventuras do deserto”, afirma Tom Kearns, VP de Design do KIA Design Center America (KDCA). “Imaginamos um carro para quase todas as situações. Quando vimos o produto finalizado, ficamos impressionados com a imaginação dos criadores do HabaNiro”.

Com rodas de 20 polegadas e curvas arrojadas, o HabaNiro transpira força. “Não poderíamos ter mais orgulho do nosso Centro de Design”, diz Michael Cole, diretor de Operações e VP Executivo da KMA. “O HabaNiro é resultado de um trabalho genial de habilidade e imaginação. Seu belo design não apenas incorpora as necessidades de mobilidade futura, como sua engenharia e tecnologia antecipam a maneira como as pessoas vão querer se mover no futuro próximo”.

Uma nova categoria de veículos - O HabaNiro é um crossover compacto apenas nos termos já existentes na linguagem da indústria automotiva. Totalmente elétrico, o novo conceito não pode ser tão facilmente definido.

Um exterior para te mover - O design do HabaNiro é estabelecido pela interação entre o revestimento de proteção cinza metálico que engloba as rodas dianteiras e se estende pelas laterais, alcançando o painel ‘Lava Red’ que define o pilar C e se estende até o teto do veículo. Esses dois elementos criam uma energia vibrante e uma postura inclinada para frente, sugerindo que o HabaNiro está pronto para ser lançado.

A grade do HabaNiro se assemelha ao nariz de um tubarão, com uma abertura que remete a uma fenda cheia de dentes de alumínio preto brilhante. A arquitetura do chassi EV permitiu que as rodas fossem projetadas para os cantos, dando ao conceito uma postura mais confiante.

Interior de alta tecnologia - A abertura em forma de asas de borboleta sugere o design de interior futurista do HabaNiro. O interior ‘Lava Red’ indica paixão e vibração. Moderno, o interior é acentuado pelos bancos dianteiros com tecido bouclé que parecem flutuar dentro da cabine espaçosa. A ausência de telas retangulares e botões de controle tradicionais contribuem para a aparência clean e moderna. Em vez disso, o HabaNiro possui um sistema Head-Up Display (HUD) no para-brisa, controlado por um painel de instrumentos interativo que permite que os usuários selecionem as opções do veículo.

Quando o sistema de condução autônoma parcial de nível 5 é acionado, o volante e o painel de instrumentos se retraem para frente para oferecer mais espaço aos ocupantes. Diferentes tipos de entretenimento, como um filme, podem ser exibidos no sistema de vídeo HUD.

O HabaNiro também conta com o novo Sistema R.E.A.D., apresentado pela KIA no início deste ano, na Consumer Electronics Show. O R.E.A.D. pode otimizar e personalizar a cabine do veículo, analisando o estado emocional de um motorista em tempo real, por meio da tecnologia de reconhecimento de bio-sinal baseada em inteligência artificial.

Futuro - Alguns podem presumir que o conceito HabaNiro nunca será construído. Entretanto, nos últimos 18 meses a KIA lançou dois veículos, o Stinger e o Telluride, a partir de conceitos que despertaram a imaginação do público. Talvez as portas borboleta do HabaNiro não sejam vistas tão brevemente nas ruas, mas o futuro é um lugar emocionante - e a KIA está pronta para liderar a indústria automobilística neste mundo de possibilidades.


Autor: PlanetCarsZ