31/05/2016 - KIA NIRO COM DETALHES REVELADOS

A Kia revelou todos os detalhes do seu novo crossover híbrido, o Niro, modelo que anuncia um consumo médio de 26,3 km/l e emissões de 88 g/km de CO2. O modelo é apresentado pela marca coreana como uma aposta dupla, tanto para o segmento dos SUVs compactos, como para os híbridos.

O novo Niro mantém o lado prático e a versatilidade de um SUV, mas também faz apologia à economia de combustível pela sua motorização híbrida. Desenvolvido desde o zero como um veículo mais ‘verde’ (beneficiando-se de uma plataforma independente de outros modelos existentes de Kia), está equipado com a próxima geração de sistemas de propulsão da marca.

Utiliza um motor 1.6 GDI (injeção direta de gasolina) de 105 cv de potência e de ciclo Atkinson associado a um motor elétrico de 32 kW e baterias de polímeros de íons de lítio de 1.56 kWh, dispondo ainda de uma transmissão de seis velocidades de dupla embreagem (6DCT) desenvolvendo 141 cv de potência combinada e 265 Nm de torque máximo. A transmissão tem por base a mesma arquitetura da nova 7DCT, mas foi repensada para o Niro e para o seu motor híbrido, contando ainda com um modo manual-sequencial.

A bateria pesa 33 kg e consegue também recuperar energia durante as fases de frenagem e de desaceleração, tornando dessa forma a condução ecológica mais vantajosa. Os engenheiros da Kia visam emissões de CO2 de 88 g/km e consumo médio de 26,3 km/l (no caso de pneus com medida de 16 polegadas). Com rodas de 18 polegadas, o valor do consumo passa aos 22,7 km/l.

Desenhado para garantir uma elevada eficiência aerodinâmica, o Niro conta com uma carroceria delgada com 0.29 de coeficiente de arrasto, além de revelar versatilidade elevada pelo auxílio da distância entre-eixos de 2.700 mm, apesar da sua dimensão compacta de 4.355 mm de comprimento, 1.805 mm de largura e 1.535 mm de altura, menor que o novo Sportage. No interior, destaque para os novos materiais disponíveis - mais requintados - propostos pela marca e para a configuração mais moderna, a par do novo sistema de infotainment que inclui o Kia Connected Services, Android Auto e Apple CarPlay.

O novo SUV híbrido da Kia conta ainda com uma série de tecnologias avançadas como a de assistência preditiva da condução para maximizar o rendimento do propulsor em uma viagem futura. A marca está neste momento desenvolvendo um sistema de ajuda à condução eficiente denominado Eco-Driving Assistant System (Eco-DAS), cuja integração nos Niro será feita num momento posterior, tratando-se de um sistema que combina duas tecnologias para conservar e recuperar energia elétrica em todas as situações de condução: o Controle de Viagem por Inércia (Coasting Guide Control - GDC) e o Controle Preditivo de Eficiência (Predictive Energy Control - PEC).

Ambas as tecnologias têm por objetivo maximizar a poupança do combustível ao sugerir ao condutor quando deixar o carro em ‘roda-livre’ ou frear. O CGC funciona apenas em determinadas velocidades quando é fixado um destino no sistema de navegação e avisa o condutor sobre os momentos indicados para funcionar por inércia graças a um pequeno símbolo indicador no painel de instrumentos. Já o PEC utiliza os sistemas de navegação e de cruise control para antecipar as mudanças na estrada para determinar quais são as condições ideais para recarregar a bateria.

Confira as Fotos