15/09/2017 - KIA STONIC ESTREIA NO SALÃO DE FRANKFURT E INOVA O SEGMENTO B NA EUROPA

O KIA Stonic é o primeiro crossover do segmento B da marca coreana para o mercado europeu. O irmão gêmeo do Hyundai Kona estará à venda no terceiro trimestre deste ano, carregado de equipamento e com uma linha de motores a gasolina e diesel.

Inspirado no KIA Provo Concept de 2013, o novo KIA Stonic, acaba de estrear no Salão de Frankfurt, e aposta em um design moderno e atual com um estilo esportivo graças às pontas da carroceria curtas, um capô longo e uma linha de teto baixa. Além disso, conta com protetores de plástico preto ao redor da carroceria. A grade ‘tiger-nose’ é mais moderna com uma borda cromada tridimensional. 

A inclinação do para-brisa foi atrasada e o formato dos pilares C dá ao teto um aspecto flutuante, o que também permite que seja personalizado com duas cores, a escolher entre Preto, Verde, Vermelho, Branco e Laranja para o teto.

Com 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e uma distância entre-eixos de 2.580 mm, o interior do novo Stonic oferece espaço para cinco passageiros, e apesar de alguns fabricantes se concentrarem nos lugares traseiros, a KIA se preocupou com o espaço do condutor, projetando um posto de condução com o volante mais elevado. O painel apresenta um detalhe reproduzido da grade dianteira ‘tiger-nose’ do KIA Stinger, assim como as entradas da ventilação são inspiradas nos faróis dianteiros.

O sistema de infotainment conta com uma tela táctil de 7.0 polegadas com funções Apple CarPlay e Android Auto, além de áudio streaming, rádio digital DAB, navegação TomTom opcional e três entradas USB, duas na dianteira e uma na traseira. Ao mesmo tempo, outros comandos de controle foram elevados a uma altura da vista do condutor, como é o caso dos comandos de climatização.

As possibilidades de personalização do interior também estão disponíveis. Com o preto padrão, pode-se optar pelo pacote ‘Laranja’, por exemplo, que combina preto e cinza, tecido e couro, com costuras laranja em contraste. O porta-malas oferece uma capacidade de 332 litros, ampliáveis até 1.135 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos e deixando um estepe de emergência debaixo do piso do porta-malas que, além disso, pode contar com dois níveis.

O equipamento contempla sistemas avançados em termos de conforto e segurança ativa, como o controle de cruzeiro adaptativo, chave inteligente e partida por botão, câmera de visão traseira, climatizador automático, sensor de chuva e luzes. Também equipa ajudas à condução inéditas no segmento, como frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e alerta de colisão frontal, aviso de mudança involuntária de faixa, assistente para manutenção na faixa e detector de fadiga.

O novo KIA Stonic foi concebido para o gosto europeu e desenvolvido em estradas do Velho Continente, adotando uma suspensão dianteira e traseira que compensa os balanços da carroceria e equipando eletrônicas adicionais como o controle de estabilidade e o sistema de gestão da estabilidade do veículo, controle de frenagem em curva, vetorização da força de frenagem e o assistente de partida em rampas.

A linha mecânica é constituída por duas opções a gasolina e uma diesel. No primeiro caso com o bloco de 1.25 litros e 84 cv e o três cilindros de 1.0 litro T-GDI de 120 cv - uma versão deste motor com 100 cv chegará em 2018 - e na linha diesel surge um bloco de 1.6 litros e 120 cv. Todos eles associados a uma transmissão manual ou a uma automática de dupla embreagem e sete velocidades para as versões T-GDI.

Confira as Fotos