19/05/2014 - LAMBORGHINI EGOISTA FICA NO MUSEU DA MARCA

O Lamborghini Egoista foi revelado o ano passado por ocasião do 50º aniversário da Lamborghini, tendo sido descrito como um veículo único em todo o mundo. O Egoista é um monoposto, um protótipo com espaço para apenas um ocupante e com um estilo dramático e desempenho impressionante.

As celebrações do 50º aniversário da Lamborghini estenderam-se por uma semana e no final de um cortejo de 350 modelos pelas ruas de Sant’Agata Bolognese, Stephan Winkelmann revelou o Egoista, descrevendo-o como um presente para a marca e afirmando que ninguém o iria levar para casa. Nos últimos meses, assistiu-se a um verdadeiro “assalto” de poderosos colecionadores, oferecendo verdadeiras fortunas pelo modelo. Porém, Winkelmann cumpriu a sua palavra e o Egoista vai ficar no Museu da Lamborghini.

Desenhado por Walter de Silva, designer chefe do Grupo VW, o protótipo recebe o nome pelo fato de ser um monoposto, ou seja, é um carro egoísta. O estilo foi inspirado no helicóptero militar americano Apache, sendo o carro feito em sua maioria em alumínio e fibra de carbono e pintado com uma tinta resistente às ondas de radar, um detalhe que reforça a ideia de carro clandestino. O motor é um V10 de 5.2 litros com 600 cv.

Walter de Silva teve a companhia de Alessandro Dambrosio e Stefan Sielaff, nada menos que os responsáveis do estilo exterior e interior, respectivamente, do grupo VW. E para que a tradição da ligação da marca aos touros fosse preservada, o desenho da parte dianteira do Egoista faz lembrar um touro investindo com a cabeça baixa. Já a traseira do carro foi deixada à mostra, adicionando dramatismo.

“Este é um carro que foi desenhado para uma única pessoa, para ele se divertir e expressar a sua própria personalidade. Foi desenhado para uma pessoa que queira a coisa mais extrema e especial do mundo. Representa o extremo sem compromissos. Numa palavra... é um carro Egoista!” Esta foi a descrição que Walter de Silva fez do carro que desenhou e que não vai para nenhum colecionador, mas sim para o museu da marca.

Confira as Fotos