16/09/2018 - LAMBORGHINI HURACÁN GT3 EVO: AINDA MAIS INTIMIDADOR

A Lamborghini pode se orgulhar de ter conseguido 12 títulos internacionais, além de ter vencido as duas provas de resistência mais importantes dos Estados Unidos, as 24 horas de Daytona e as 12 horas de Sebring. Agora, para continuar mantendo o nível em relação aos outros competidores da sempre disputada GT3, a Lamborghini Squadra Corse, a divisão de competição de Sant'Agata Bolognese, apresentou a última evolução do seu Huracán GT3: o Lamborghini Huracán GT3 EVO.

Uma criação que é o resultado da experiência adquirida após três anos de corridas por todo o mundo e que segundo os responsáveis da Lamborghini Motorsport, nasce com o objetivo principal de melhorar o controle desse carro de corridas para que seja mais simples e intuitivo para os ‘gentlemen drivers’ e equipes com baixo orçamento.

Fruto da colaboração da marca com a Dallara e de mais de um ano de trabalho centrado na aerodinâmica, conseguiram um carro com mais carga para melhorar a estabilidade. Assim, surgem novidades na parte frontal com splitters mais pronunciados, flaps laterais maiores e um capô que substitui a fibra de vidro pela fibra de carbono, enquanto que a traseira se destaca pelo enorme aerofólio de fibra de carbono e um difusor com aletas redesenhadas.

A essa melhora da estabilidade também contribui uma suspensão melhorada com braços dianteiros que agora são de alumínio, enquanto que o eixo traseiro recebe novos componentes para conseguir uma transmissão mais eficiente e facilitar a manutenção. Também conta com amortecedores Öhlins que passam a ser de quatro vias, para melhorar o controle do carro durante a fase de balanço na hora de buscar altas velocidades.

Também há um novo sistema de freios com ABS e uma nova direção assistida hidráulica (EHPS), que já era utilizada pelo Huracán Super Trofeo Evo, com um interruptor que permite ajustar o nível de assistência da direção durante a corrida.

A tudo isso se acrescenta, é claro, o já conhecido motor V10 5.2 da Lamborghini que é mantido, mas para melhorar a confiabilidade e controle nas corridas de resistência, incorpora um novo eixo comando com válvulas de titânio e um santantonio redesenhado para oferecer comodidade inclusive para as pessoas mais altas tanto dentro do habitáculo como na hora de entrar nele.

E talvez o melhor de tudo seja que para desfrutar de toda essa evolução não é necessário comprar um GT3 novo, pois a Lamborghini oferece a todos os seus GT3 atuais a possibilidade de atualizar-se com esse novo kit EVO.

Veremos se essas melhorias se traduzirão em mais êxitos para a Lamborghini Squadra Corse. Será necessário aguardar até janeiro de 2019, nas 24 horas de Daytona, para ver esse novo bólido em ação.

Confira as Fotos