Notícia

16/10/2017 - LG CHEM INSTALARÁ EM 2018 A MAIOR FÁBRICA DE BATERIAS PARA CARROS ELÉTRICOS DA EUROPA

LG CHEM INSTALARÁ EM 2018 A MAIOR FÁBRICA DE BATERIAS PARA CARROS ELÉTRICOS DA EUROPA Imagens e fotos de carro

A empresa coreana LG Chem está terminando os últimos detalhes para a inauguração da maior fábrica de baterias para carros elétricos da Europa. Essa planta, crucial para responder ao constante aumento da demanda, estará localizada na Polônia e sua abertura acontecerá no próximo ano de 2018. Fatores como a constante queda dos preços das baterias e o auge dos veículos elétricos criam um coquetel perfeito para acelerar a chamada transição para a mobilidade elétrica.

A LG Chem atua como fornecedor de fabricantes de primeiro nível como a Opel e a Hyundai. Além disso, tendo em conta que gigantes da indústria automobilística como Volkswagen, Volvo, Mercedes-Benz e BMW lançarão durante a próxima década uma grande variedade de carros elétricos a bateria, faz com que as empresas encarregadas da produção deste elemento primordial façam com que os veículos estejam preparados para o que se avizinha.

Embora a Europa seja um dos principais mercados para os carros elétricos, por enquanto não conta com instalações com essas características, ao contrário da China e da Coreia do Sul. Nestes dois países asiáticos é fabricada grande parte das baterias utilizadas pelos veículos de zero emissões comercializados a nível mundial. 

Para poder instalar essa fábrica de baterias na Europa, a LG Chem deverá investir uma grande quantidade de dinheiro. A planta estará situada perto da cidade de Wroclaw, segundo informou a Agência da Indústria Estatal Polonesa (ARP). Essa cidade se encontra a somente 190 quilômetros da fronteira alemã. Será uma localização adequada, já que os fabricantes de automóveis estão alocando grandes quantias de recursos para o desenvolvimento de novos carros elétricos.

A LG Chem prevê produzir anualmente até 100.000 baterias na Polônia. A fábrica empregará 2.500 funcionários e embora por enquanto não tenha esclarecido para quais empresas automobilísticas serão destinadas estas baterias, garante que ‘serão de primeiro nível’. Chang-Beom Kang, VP da LG Chem, comentou o seguinte: “A empresa escolheu a Polônia por ser a localização mais competitiva para a produção de baterias e satisfazer as necessidades dos automóveis europeus e globais”.

O lítio e outras matérias primas usadas na fabricação de baterias para carros elétricos, serão importados da Coreia do Sul da empresa matriz, mas também utilizarão alguns fornecedores poloneses.

Autor: PlanetCarsZ