Notícia

08/02/2018 - MAZDA CONFIRMA SEU PRIMEIRO VEÍCULO ELÉTRICO PLUG-IN PARA 2020

MAZDA CONFIRMA SEU PRIMEIRO VEÍCULO ELÉTRICO PLUG-IN PARA 2020 Imagens e fotos de carro

De acordo com Masahiro Moro, CEO da Mazda North America, o primeiro modelo plug-in da marca chegará aos Estados Unidos em 2020. As palavras de Moro são muito reveladoras, mas ao mesmo tempo muito enigmáticas, pois não quis revelar a natureza do modelo. Então não se sabe exatamente se estava se referindo a um veículo elétrico puro ou a um híbrido plug-in. Ambas as tipologias encaixam perfeitamente nessa categoria.

Nos últimos meses pudemos conhecer alguns passos da empresa japonesa no segmento elétrico, e inclusive já existem projetos em desenvolvimento confirmados de modelos semi-híbridos, híbridos plug-in e inclusive elétricos puros. Mas as últimas declarações do CEO da divisão norte-americana da Mazda não estão de acordo com os prazos anunciados previamente pela marca.

Em meados do ano passado, a marca de Hiroshima revelava seu plano estratégico tecnológico para os próximos anos, mostrando as datas de seus próximos lançamentos em termos tecnológicos, incluindo desde novas mecânicas, como os motores SkyActiv-X, até a chegada da evolução de sua linguagem de design KODO. Cujo esquema aparece na imagem abaixo.

Como podemos ver, conforme esse plano, estavam anunciados os modelos semi-híbridos e elétricos puros para o próximo ano de 2019, e os híbridos plug-in para 2021. Em 2020 não figura nenhum lançamento nesse aspecto, portanto, as declarações de Moro não encaixam com esta apresentação anterior.

No caso de estar referindo-se a elétricos puros, estaria confirmando o lançamento comercial de seu primeiro elétrico nesse mercado em 2020. O que faria muito sentido, uma apresentação em 2019 e uma comercialização fora do Japão já no ano seguinte. Em caso contrário, de haver se referido a um modelo PHEV, estaria adiantando esse lançamento em um ano em relação ao plano original.

De qualquer forma, já estamos muito próximos de ver a linha do fabricante japonês ser ampliada com novas versões eletrificadas, incluindo aquelas que serão desenvolvidas conjuntamente com a Toyota, graças ao recente acordo de colaboração entre ambas as empresas.


Autor: PlanetCarsZ