09/11/2015 - NISSAN LEAF SERÁ PRODUZIDO NO BRASIL A PARTIR DE 2017

A Nissan planeja a fabricação do Leaf no Brasil a partir de 2017. A ideia surgiu em 2013, quando a marca japonesa subscreveu um memorando de entendimento com o governo do estado do Rio de Janeiro, e o impulso final chegou com a recente aprovação da lei que declara isentos de IPI os veículos elétricos fabricados no Brasil, assim como também a isenção de impostos de importação de peças e componentes que não sejam produzidos localmente.

A Nissan considera que as novas regras são favoráveis para a fabricação do Leaf em sua planta de Resende, inicialmente na forma ‘completely knocked down’ (CKD), ou seja, será importado desmontado para ser montado no Brasil. No entanto, a Nissan projeta nacionalizá-lo completamente até o ano de 2020.

A fabricação do Nissan Leaf no Brasil é sem dúvidas um avanço da expansão da marca na América do Sul, especialmente levando em conta que o Leaf é o único carro 100% elétrico que já se encontra homologado na Argentina.

O Nissan Leaf chegou ao mercado em 2010 sendo um veículo que foi projetado especificamente como um carro elétrico. Utiliza um motor elétrico de 80 kW, o qual equivale a 105 cv de potência, que atualmente dispõe de uma capacidade de baterias que lhe permite percorrer até 250 km com uma carga completa. O Leaf é o veículo elétrico mais vendido até hoje, com mais de 160.000 unidades comercializadas em todo o mundo.

Confira as Fotos