Notícia

14/03/2019 - NOVO CADILLAC XT4 DIESEL JÁ ESTÁ RODANDO EM TESTES NA EUROPA

NOVO CADILLAC XT4 DIESEL JÁ ESTÁ RODANDO EM TESTES NA EUROPA Imagens e fotos de carro

Há algumas semanas surpreendia a todos surgirem estranhas unidades de testes do novo Cadillac XT4 dotadas de uma nova configuração do sistema de escape. Segundo o fotógrafo responsável pelas imagens, essas unidades serviam ao propósito de desenvolver a nova versão diesel da linha XT4.

Aquelas unidades foram flagradas em território americano, no entanto, poucas semanas depois voltamos a tropeçar com as unidades que aparecem nessa nova série de fotos de protótipos, que são muito similares e que contam com a mesma configuração de escape, mas nessa ocasião o flagrante aconteceu em solo europeu.

Os exemplares que aparecem nas imagens foram flagrados em um ponto indeterminado da península escandinava, onde se encontram realizando seus habituais testes de inverno.

Essa não é a primeira vez que surge um exemplar da Cadillac rodando em estradas europeias, apesar de a marca não ter presença comercial no velho continente. No entanto, se for confirmado o que sugerem essas imagens, poderemos estar diante de uma nova tentativa da divisão de luxo da General Motors em conquistar o mercado europeu.

Mas a verdade é que a presença de uma mecânica diesel na linha Cadillac não significa que o carro esteja sendo desenvolvido especificamente para os clientes europeus, uma vez que a General Motors introduziu recentemente versões alimentadas por diesel em várias de suas linhas de produto específicos para os Estados Unidos, como é o caso do Chevrolet Equinox.

O modelo da Chevrolet conta com um novo motor diesel de 1.6 litros sobrealimentado que entrega 139 cv e 325 Nm de torque máximo. Como é habitual nesse mercado, essa versão está associada a uma transmissão automática e conta com a opção de tração total. Essa mesma mecânica pode ser encontrada no GMC Terrain.

É mais que provável que o novo Cadillac XT4 utilize essa mesma configuração mecânica, o que seria uma vantagem no caso de que se confirme que a marca pretenda comercializar essa versão na Europa.

Embora o fotógrafo pudesse constatar que a mecânica desses protótipos é diesel por seu inconfundível som, o que confirmaria o desenvolvimento dessa versão, ainda falta a confirmação de que irá realmente à Europa. Curiosamente, mais que o motor que equipa, o que induz a pensar que essa versão chegará ao velho continente é a sua presença em solo europeu. Já que a verdade é que apesar de habitualmente surgirem modelos da GM em estradas europeias, incluindo os que não são comercializados ali, não é habitual vê-los na península escandinava realizando seus testes em ambientes de baixas temperaturas.

A GM dispõe de instalações de engenharia na Itália, cuja missão é a de desenvolver mecânicas diesel, a GM Powertrain Turin. De modo que não seria surpresa que esses exemplares estivessem sendo testados por especialistas desse centro.


Autor: PlanetCarsZ