Notícia

14/03/2019 - NOVO FORD MUSTANG SHELBY GT500 PRIORIZARÁ A AERODINÂMICA ANTES DA VELOCIDADE MÁXIMA

NOVO FORD MUSTANG SHELBY GT500 PRIORIZARÁ A AERODINÂMICA ANTES DA VELOCIDADE MÁXIMA Imagens e fotos de carro

Durante anos falar de um Ford Mustang era falar de potência bruta, procedente de seus enormes motores V8. No entanto, parece que algo está mudando na família do muscle car mais famoso do mundo e mais concretamente em sua joia da coroa, o Shelby GT500, já que a Ford Performance ofereceu mais detalhes sobre sua nova serpente, em que deixa claro que o Pony Car quer fazer a diferença nas curvas e não nas retas como estávamos acostumados.

A Ford revelou detalhes sobre os exaustivos testes que estão sendo realizados no desenvolvimento do GT500, onde a aerodinâmica está tendo um papel fundamental, sendo utilizados supercomputadores e modelos 3D para estudar o fluxo de ar que refrigera motor e os freios, além de oferecer uma boa quantidade de carga graças a alguns interessantes detalhes que já conhecemos em sua apresentação.

O GT500 conta com o maior nível de carga aerodinâmica visto em um Mustang, com 250 kg de downforce em sua velocidade máxima graças ao seu aerofólio traseiro estilo GT4 presente no Carbon Fiber Track Pack opcional. No entanto, este Shelby incorpora de série um mais humilde elemento conhecido como ‘the swing’, uma espécie de híbrido entre aerofólio e spoiler desenvolvido nas complexas simulações da Ford Performance e que oferece 171 kg de carga.

Segundo Steve Thompson, engenheiro de dinâmica de veículos da Ford Performance, “Este novo desenho aerodinâmico combina a tecnologia de design e os materiais mais modernos com a habilidade dos especialistas em competição da Ford para criar o Mustang com maior rendimento aerodinâmico. É potente, equilibrado e consistente, inclusive em corridas de pistas prolongadas, o que funciona para oferecer mais diversão e maior confiança aos condutores”.

Na verdade, o trabalho aerodinâmico é tão sério que este Shelby GT500 terá uma velocidade máxima de somente 290 km/h, ficando próximo dos 300 km/h e abaixo (32 km/h a menos) do que oferecia seu antecessor. Uma velocidade que alguns entusiastas do Shelby custarão a engolir (embora realmente poucos chegassem a atingi-la), especialmente quando falamos de um carro que aloja um motor V8 sobrealimentado de 5.2 litros e ‘mais de 700 cv de potência’ segundo a Ford, que ainda não forneceu dados mais precisos. Apesar de tudo, o fabricante do oval azul sustenta que o novo Shelby GT500 será capaz de fazer o quarto de milha em menos de 11 segundos.


Autor: PlanetCarsZ