Notícia

11/10/2017 - NVIDIA, ZF E DEUTSCHE POST LANÇARÃO UM CAMINHÃO DE ENTREGAS AUTÔNOMO

NVIDIA, ZF E DEUTSCHE POST LANÇARÃO UM CAMINHÃO DE ENTREGAS AUTÔNOMO Imagens e fotos de carro

Os gigantes tecnológicos seguem de alguma forma entrando no setor automobilístico para posicionar-se em um futuro onde serão uma parte chave para esse setor. E eles são peça primordial para o desenvolvimento de sistemas de condução autônoma e tecnologias relacionadas com o conceito do ‘carro conectado’. NVIDIA, ZF e Deutsche Post decidiram unir forças para desenvolver um projeto relacionado com a entrega de mercadorias e a condução autônoma.

As três empresas decidiram colaborar no desenvolvimento de um caminhão autônomo para as entregas urbanas. A NVIDIA coloca sobre a mesa toda sua experiência na fabricação de microchips, a ZF atuará como fornecedor e a Deutsche Post (empresa alemã de correios cuja filial mais conhecida é a DHL) disponibilizará a logística e os veículos para a criação destes protótipos de caminhões autônomos.

O objetivo determinado por NVIDIA, ZF e Deutsche Post é ter pronta uma frota de protótipos autônomos de entrega para o próximo ano de 2018. Os veículos estarão equipados com o sistema de condução autônoma ProAI da ZF, baseado na tecnologia Drive PX da NVIDIA. Por enquanto se desconhece o tamanho da frota de protótipos e as cidades onde serão realizados os testes. Ressaltam que mais detalhes serão anunciados mais adiante.

O modelo escolhido para a criação dos protótipos de veículos autônomos foi o Deutsche Post StreetScooter. Dotado com uma mecânica 100% elétrica, será equipado com os componentes pertinentes para fazer dele um veículo capaz de circular sem condutor. Serão instalados todos os tipos de radares e câmeras, além do sistema LIDAR, para obter toda a informação com a qual se alimentará o sistema ProAI.

O sistema será capaz de entender o entorno e tudo o que rodeia o veículo. Através de todos os dados coletados em tempo real, a inteligência artificial poderá utilizar uma rota para chegar a seu destino e encontrar um lugar de estacionamento disponível. O objetivo é que as entregas de pacotes - ou outros tipos de mercadorias - possam ser feitas com maior precisão e segurança. Tudo isso com um custo menor, já que não será necessária a presença de um condutor.

Jensen Huang, CEO e fundador da NVIDIA, comentou o seguinte sobre este importante passo dado por sua empresa: “O desenvolvimento de veículos de entrega autônomos demonstra como a inteligência artificial e a aprendizagem profunda também estão mudando a indústria do transporte comercial. Os veículos autônomos serão significativos para proporcionar um serviço de entrega eficaz, rápido e econômico”.

Autor: PlanetCarsZ