Notícia

31/07/2013 - OBRAS DE EDIFICAÇÃO DA FÁBRICA DA NISSAN EM RESENDE (RJ) ENTRAM NA FASE FINAL

OBRAS DE EDIFICAÇÃO DA FÁBRICA DA NISSAN EM RESENDE (RJ) ENTRAM NA FASE FINAL Imagens e fotos de carro

- Prédios principais ficarão prontos em setembro

- Teste das máquinas começa em outubro

- Unidade será uma das mais sustentáveis do mundo
 

Com previsão de iniciar a produção no primeiro semestre de 2014, a nova fábrica da Nissan em Resende, sul do estado do Rio de Janeiro, entra na fase final de construção dos prédios principais. Após esse período, com conclusão prevista para o fim de setembro, a empresa poderá iniciar os testes das máquinas que farão parte das linhas de produção dos compactos March e Versa. A nova unidade é um dos pilares do plano de crescimento da empresa, que prevê a conquista de 5% de participação de mercado e o lançamento de oito novos produtos até 2016.

A construção está sendo realizada pela WTorre Engenharia, que também irá fazer as áreas de escritórios e dos refeitórios, além do setor administrativo. A entrega total das obras deve acontecer ainda este ano, quando outras instalações, como os pátios de recepção de contêineres e de estocagem de veículos, as redes de energia elétrica, de água, de esgoto, de incêndio e de distribuição de gases deverão ser finalizadas. Com mais de 3 milhões de metros quadrados, o complexo da Nissan em Resende tem números gigantescos. Veja os principais:

- Área total do terreno – 3.050.000 m²

- Área de construção: 220.000 m²

- Total de pilares – 1.903 unidades

- Volume de concreto – 32.522 m³

- Estrutura metálica – 5.340 t

- Pavimentação – 249.125 m²

- Drenagem principal – 4.598 m²

Além da grandiosidade dos números, todo o projeto da nova fábrica de Resende foi concebido para ser um dos mais sustentáveis do grupo Nissan e do setor automotivo no mundo. Entre os vários recursos que serão utilizados para atingir esse objetivo estão métodos de produção integrados, utilização de equipamentos e tecnologias mais modernas, gerenciamento de resíduos e dejetos e um "cinturão" verde que circunda toda a área do complexo, iniciativa para reduzir emissões e ruídos.

Autor: PlanetCarsZ