Notícia

12/01/2018 - PORSCHE ESTÁ DESENVOLVENDO UMA NOVA PLATAFORMA PARA MODELOS ESPORTIVOS ELÉTRICOS DO GRUPO VOLKSWAGEN

PORSCHE ESTÁ DESENVOLVENDO UMA NOVA PLATAFORMA PARA MODELOS ESPORTIVOS ELÉTRICOS DO GRUPO VOLKSWAGEN Imagens e fotos de carro

A Porsche desenvolverá uma nova plataforma para carros esportivos e supercarros elétricos que poderá ser utilizada também pela Audi e pela Lamborghini.

Denominada SPE, será a terceira plataforma do Grupo Volkswagen desenvolvida especificamente para veículos 100% elétricos. A plataforma integrará os modelos da Porsche, mas também poderá ser utilizada pela Audi em um eventual substituto mais acessível do supercarro R8 e-tron. A SPE poderá facilitar o desenvolvimento de veículos elétricos pela Lamborghini, que em novembro de 2017 revelou o Terzo Millennio (na imagem), um protótipo que representa os primeiros passos do fabricante italiano no segmento elétrico.

Um executivo do Grupo Volkswagen confirmou que foi atribuída à Porsche a tarefa de desenvolver uma plataforma específica para esportivos coupe e supercarros elétricos. No entanto, muitas questões continuam sem respostas, pois os primeiros veículos com essas características estão previstos apenas para depois de 2025.

Executivos do Grupo VW não informaram se os veículos baseados na plataforma SPE serão equipados com um motor elétrico em cada eixo ou mesmo com um terceiro motor para permitir acelerações mais rápidas. Também não especificaram se a plataforma será desenvolvida para acomodar exclusivamente as futuras baterias de tecnologia solid-state. Essa tecnologia marcará a próxima geração de baterias que terão uma capacidade de armazenamento energético superior às atuais de íons de lítio.

O pessoal do Grupo VW não divulgou informações sobre a possibilidade de outras marcas já estarem planejando modelos baseados na SPE. De acordo com um porta-voz, ainda é muito cedo para revelar mais detalhes sobre futuros projetos.

Das marcas esportivas do Grupo Volkswagen, a Porsche é a que se encontra numa fase mais avançada do processo de eletrificação da linha. Atualmente, a versão híbrida plug-in representa 60% das vendas do Panamera na Europa. Até 2025, a Porsche prevê que versões eletrificadas dos seus vários modelos representarão mais de 50% do volume total de vendas.

Autor: PlanetCarsZ