20/02/2013 - PRIMEIRO SUV RS DA AUDI SERÁ MOSTRADO NO SALÃO DE GENEBRA E VIRÁ PARA O BRASIL

- A Audi apresenta no Salão de Genebra, que será realizado entre os dias 7 e 17 de março, o novo Audi RS Q3, primeiro modelo da linha mais esportiva da marca para a bem-sucedida família Q de SUVs 

- O veículo compacto combina praticidade para o uso diário com excelente desempenho: bastam apenas 5,5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e sua velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente) 

- O motor 2.5 litros, de cinco cilindros, produz 310 cv de potência e 420 Nm de torque 

- A previsão de chegada do modelo ao Brasil é no primeiro trimestre do ano que vem. Na Alemanha, começa a ser vendido em outubro
 

O Audi RS Q3 combina características típicas dos modelos RS, como excelente desempenho e prazer de dirigir, com estilo e flexibilidade de uso. O veículo foi desenvolvido pela quattro GmbH, uma subsidiária integral da AUDI AG.

"O RS Q3 transfere a filosofia Audi de desempenho para o segmento de SUVs compactos, criando assim uma nova categoria", afirma Franciscus van Meel, diretor da quattro GmbH. "Além dos RS 5 Cabriolet, RS 6 Avant e RS 7 Sportback, o RS Q3 é o quarto modelo da linha mais esportiva que estamos lançando no mercado em 2013. A família RS se amplia para oito modelos", completa. No Brasil, a RS6 Avant está prevista para chegar em outubro deste ano, enquanto que o RS5 Cabriolet e o RS7 Sportback chegam no primeiro trimestre de 2014.

O premiado motor de alta performance 2.5 TFSI trabalha sob o capô do RS Q3. Este propulsor de cinco cilindros foi eleito "Motor Internacional do Ano" por um júri internacional de especialistas automotivos por três anos consecutivos desde 2010. O motor de 2.480 cm³, com injeção direta e turboalimentação, desenvolve potência máxima de 310 cv entre 5.200 e 6.700 rpm e tem torque máximo de 420 Nm disponível entre 1.500 e 5.200 rpm. Estes dois valores significam que o RS Q3 é incomparável em sua categoria.

Já pelo seu conceito básico, o motor de cinco cilindros é especial. Utilizado no TT RS e no RS 3 Sportback, foi modificado pela quattro GmbH para uso no RS Q3. A sequência de ignição 1-2-4-5-3, favorecida pela geometria dos sistemas de admissão e exaustão, gera uma sonoridade esportiva do motor, popularizada pela Audi já nos anos 80.

Mediante o sistema de condução de série Audi Drive Select com os módulos auto, comfort e dynamic, o motorista pode interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva característica do acelerador. No modo dinâmico, isto se traduz em uma resposta mais ágil e num som do motor mais encorpado.

O motor 2.5 TFSI acelera o Audi RS Q3 de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos - o melhor desempenho neste segmento - com velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

No modelo, o propulsor de cinco cilindros trabalha pela primeira vez em conjunto com o sistema Start-Stop, que é de série. Outras medidas de eficiência, como uma bomba de óleo que leva o lubrificante conforme a demanda, contribuem para o baixo consumo de combustível. A média (cidade/estrada) chega aos 11,36 km/litro, o que equivale a 206 gramas de CO2 por km.

O câmbio S tronic de sete velocidades é de série e foi projetado com um desenho compacto de três eixos, com a sétima marcha longa para economizar combustível. A transmissão de dupla embreagem pode ser acionada automaticamente nos modos D e S ou manualmente por meio de shift-paddles no volante ou alavanca seletora com design exclusivo RS. A função Launch Control (controle de largada), como na F-1, determina a aceleração do veículo parado até alcançar a tração ideal.

O coração do sistema de tração integral permanente quattro é a embreagem multi-disco, controlada eletronicamente e com acionamento hidráulico. Localizada no eixo traseiro, ela assegura a distribuição adequada do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.

Sem descuidar do conforto, o Audi RS Q3 impressiona pela condução dinâmica e estabilidade. A suspensão esportiva RS rebaixa em 25 mm a altura da carroceria do SUV compacto. A bateria fica alojada no compartimento de bagagem para melhorar a distribuição de peso. A suspensão independente das rodas traseiras é controlada por quatro braços (four-links).

O sistema de direção eletromecânica de pinhão e cremalheira trabalha de maneira eficiente, transmitindo uma sensação de condução firme e precisa. Outros equipamentos de série são o freio de estacionamento eletromecânico e o assistente de partida em subidas.

Os discos de freio são internamente ventilados, perfurados nas rodas dianteiras e têm desenho do tipo wave, com contornos exteriores ondulados, o que economiza cerca de um quilo nas rodas dianteiras. Os discos têm diâmetro de 365 mm e incorporam pinças de oito pistões pintadas de preto e com logotipo RS. O controle eletrônico de estabilização (ESC) oferece modo esportivo e também pode ser desativado completamente.

O Audi RS Q3 chega ao mercado alemão com rodas de 19 polegadas de liga leve de série.  Três versões de rodas de 20 polegadas também são oferecidas. Uma delas é o exclusivo desenho de 5 raios duplos em V, inspirado no protótipo Audi RS Q3 apresentado no Auto China Motor Show 2012.

Além do motor, o Audi RS Q3 demonstra seu status especial dentro da família Q3 graças a vários detalhes no visual, que enfatizam o caráter RS do SUV compacto. São eles: aplicações na carroceria e nas barras laterais do teto em alumínio mate; grade frontal com desenho do tipo "favo de mel", pintada em preto de alto brilho; para-choques dianteiros RS e logotipo quattro na entrada de ar frontal.

O grande spoiler de teto, o para-choque traseiro com destacado difusor, o largo escapamento elíptico e uma inscrição RS Q3 destacam a traseira do modelo. Com 1.730 kg e 4.410 mm de comprimento, o veículo é 25 mm maior do que o Audi Q3.

O Audi RS Q3 também pode ser personalizado com dois pacotes de estilo opcionais - preto ou alumínio mate. Ambos incluem flaps nas entradas de ar laterais, acabamento do difusor e as aletas do spoiler. O Audi RS Q3 está disponível em oito cores, incluindo a exclusiva Azul Sepang com efeito perolizado.

As linhas esportivas do exterior continuam no interior: o painel de instrumentos têm medidores com fundo cinza, escalas em branco e ponteiros vermelhos. Costuras contrastantes em cinza embelezam o volante multifuncional de três raios com base achatada, assim como a alavanca de câmbio. O sistema MMI e o display de informação ao motorista saúdam o condutor com o logo RS. O condutor pode consultar, entre outras informações, a pressão de carga, a temperatura do óleo e o cronômetro para o tempo de volta no menu do sistema de informação de motorista.

Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento em alumínio, enquanto as inserções decorativas de série são em preto brilhante. Como opcional, a quattro GmbH oferece o alumínio Race ou o carbono. O revestimento do teto é em preto de série ou prata Lunar como opcional.

Os bancos esportivos com logotipos estampados RS Q3, revestidos em Alcantara preto/couro são de série. Os clientes podem escolher ainda o opcional couro Fine Nappa em preto ou prata lunar, com costuras contrastantes em cinza pedra ou o pacote Design com costura diamante.

O compartimento de carga tem capacidade de 356 litros, que pode ser aumentada para 1.261 litros com os bancos traseiros rebatidos. Outro equipamento de série é uma prática base de carga reversível. Aqueles que desejam uma capacidade de transporte ainda maior podem encomendar o suporte oferecido ao RS Q3.

Outros equipamentos de série do modelo, além do sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking System Plus, o Audi Sound System com 10 alto-falantes, faróis de xenon plus e luzes traseiras em LED  - quando não estão acesas, elas exibem uma tonalidade vermelho-escura.

Em termos de informação e entretenimento, um conjunto modular de componentes oferece uma ampla gama de opções, com destaque para o sistema de navegação MMI Plus. São oferecidos ainda sistema de som surround Bose com 14 alto-falantes e até 465 watts de potência de saída; telefone com Bluettoth, que em conjunto com WLAN hotspot conecta o SUV à internet e serviços online do Audi Connect. Sistemas de assistência ao motorista, altamente avançados, completam a gama de opcionais.

 

 

Confira as Fotos