Notícia

08/02/2018 - RENAULT CELEBRA 120 ANOS E COMEMORA COM SEUS 20 CARROS MAIS IMPORTANTES RÉTROMOBILE 2018

RENAULT CELEBRA 120 ANOS E COMEMORA COM SEUS 20 CARROS MAIS IMPORTANTES RÉTROMOBILE 2018 Imagens e fotos de carro

Em 2018 a Renault celebra nada menos que 120 anos desde que a empresa de Louis Renault fabricou seu primeiro automóvel, o Type A. Por ocasião deste 120º aniversário, a marca francesa expõe no Salão Rétromobile, seus 20 veículos que mais marcaram a história do automobilismo.

A Renault orgulha-se de ter facilitado a vida de seus clientes nessas doze décadas, pois dizem ter sempre se adaptado às necessidades da época e ter satisfeito às novas expectativas de seus clientes. Entre outras coisas, foram um dos primeiros a criar um carro com capota, o Type B, e também em lançar um monovolume para as famílias, com o Espace.

Como dissemos no início, há 120 anos, em 1898, chegava o Renault Type A, o primeiro carro da marca. Sua característica principal era o uso de uma transmissão com entrada direta e motor dianteiro. O Type A conseguiu dar um grande impulso à empresa.

Outro dos mais chamativos é o Type AG1 de 1910, que foi o primeiro taxi parisiense e que permitia aos passageiros desfrutarem do bom tempo graças a uma cabine conversível. Poucos anos mais tarde foi utilizado na guerra para transportar os soldados até o front do rio Marne.

Em 1929 chegaria o Vivastella, sendo o primeiro modelo de luxo criado pela marca francesa para os mais ricos do país. Com capacidade para até sete pessoas, o Vivastella contava com os acabamentos e estofamentos mais luxuosos e cômodos da época, com um desenho muito elegante.

O Renault 8 Gordini chegaria vários anos depois, em 1964. Utilizando o motor de 1.100 cc, o 8 Gordini foi modificado para extrair o maior rendimento possível. E tanto foi que dos 50 cv iniciais chegava a alcançar os 95 cv, graças a dois carburadores de duplo corpo e um cabeçote totalmente redesenhado. Objeto de culto para os amantes da competição.

Corria o ano de 1972 quando surgiu o Renault 5. Um carro jovem, com um bom comportamento urbano e aceitável na estrada, com um design pessoal e um preço acessível para a época. Logo se tornaria um dos mais vendidos e um dos carros mais famosos da marca francesa.

O Renault Espace não apareceria até o ano de 1984, tornando-se rapidamente em um conceito muito demandando pelo público. Tratava-se praticamente de um furgão para o transporte de pessoas, mas com qualidades e detalhes de um carro de passeio. Assim nascia o monovolume como hoje o conhecemos. O Espace contava com assentos moduláveis, ajustáveis e desmontáveis, além de um piso plano e uma grande superfície envidraçada. Este conceito variaria seu tamanho, anos mais tarde, com o Renault Scénic.

Os vinte modelos que estarão sendo exibidos no Salão Rétromobile 2018 são os seguintes:


Autor: PlanetCarsZ