Notícia

23/05/2019 - SKODA SUPERB iV: O NOVO SEDAN CHECO AGORA TAMBÉM EM VERSÃO HÍBRIDA PLUG-IN

SKODA SUPERB iV: O NOVO SEDAN CHECO AGORA TAMBÉM EM VERSÃO HÍBRIDA PLUG-IN Imagens e fotos de carro

Começou a ofensiva elétrica da Skoda. O fabricante checo iniciou sua particular transição para a mobilidade elétrica e fez isso com a apresentação de dois interessantes modelos. Por um lado, o primeiro carro elétrico da Skoda, o Citigo-e iV. E por outro, o primeiro carro híbrido plug-in da empresa, o novo Skoda Superb iV.

A esperada atualização de meio ciclo de vida do Skoda Superb já é uma realidade. Um dos sedans mais populares no mercado europeu se atualiza tanto em termos de design como a nível tecnológico e, sobretudo, mecânico. Uma das grandes novidades que estreou com o novo Superb é, sem dúvidas, a versão híbrida plug-in que recebe a etiqueta ‘iV’.

Esteticamente o Skoda Superb iV não apresenta grandes diferenças em relação às versões com motor a combustão interna. Na traseira surge o emblema ‘iV’ que faz referência a um veículo eletrificado e a tomada de carga da bateria se encontra na parte frontal. A tampa está perfeitamente integrada na grade. Mostra todas as evoluções estéticas introduzidas na nova linha Superb. Desde a grade aos grupos ópticos passando pelos para-choques.

Em relação ao interior do novo Superb iV também surgem elementos diferenciadores. Equipa de série uma tela Maxi DOT a cores embora opcionalmente seja possível configurar o quadro de instrumentos digital de 10.25 polegadas. O sistema de infotainment, que também é novo, permite acessar serviços específicos como as localizações de pontos de carga.

O sistema de navegação Amundsen usa uma tela táctil de 8.0 polegadas, enquanto que o sistema Columbus conta com uma de 9.2 polegadas. O condutor tem à sua disposição no console central os controles que lhe permitem escolher entre três modos de condução: E-Mode, Hybrid e Sport. Através de um aplicativo móvel se pode conhecer de maneira remota o estado da bateria, assim como ligar o climatizador.

Entre os diversos serviços digitais online existe a possibilidade de conhecer a situação do tráfego em tempo real e conhecer a previsão meteorológica. Durante um ano será possível receber atualizações gratuitas para os mapas do navegador. Além disso, graças à tecnologia SmartLink permite a utilização do Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link.

Por outra parte, e não menos importante, a Skoda oferece uma longa lista de sistemas de assistência à condução, como o assistente de reboque, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, entre outros.

Quanto à parte mecânica do novo Skoda Superb iV, como assinalamos no início, estamos diante do primeiro carro híbrido plug-in da Skoda. O sistema é composto de um motor a gasolina 1.4 TSI de 156 cv, que se combina com um pequeno motor elétrico de 85 kW (116 cv). O sistema atinge sua potência máxima ao escolher o modo de condução Sport: 218 cv e 400 Nm de torque máximo. Tudo isso é governado através de uma transmissão automática DSG de seis velocidades.

A bateria de íons de lítio de 13 kWh permite ao Skoda Superb iV homologar uma autonomia de 55 quilômetros em modo 100% elétrico segundo o ciclo WLTP. Cumpre com a norma Euro 6d-TEMP e anuncia emissões de CO2 de 40 g/km. A bateria está instalada no piso do chassi, na frente do eixo dianteiro.

Em relação aos tempos de carga, a bateria pode ser carregada durante uma noite usando uma tomada doméstica. Se a opção for por um Wallbox de 3.6 kW, o tempo de carga é de somente 3 horas e 30 minutos.


Autor: PlanetCarsZ