15/01/2019 - SUBARU WRX STI S209 FOI REVELADO EM DETROIT: 346 CV E SOMENTE 200 EXEMPLARES

Assim como o fabricante japonês já vinha anunciando durante as últimas semanas, o novo Subaru WRX STI S209 surgiu no Salão de Detroit 2019. Trata-se de uma edição especial do sedan japonês, que recebe mudanças estéticas e mecânicas, além de uma regulagem revisada.

O WRX STI S209 é reconhecido por seu kit aerodinâmico de formato específico, que foi regulado no circuito de Nürburgring. Inclui diversos elementos aerodinâmicos, incluindo um novo splitter frontal, saias laterais melhoradas, arcos de rodas mais largos e um aerofólio traseiro de grandes dimensões, além de rodas de liga leve de 19 polegadas que levam a assinatura da BBS e pneus Dunlop Sport Maxx GT600A, que foram desenvolvidos exclusivamente para essa versão especial do WRX STI.

Em relação à mecânica, o S209 utiliza o conhecido motor boxer, um bloco de 4 cilindros e 2.5 litros, que nessa ocasião teve sua potência elevada até alcançar os 346 cv, surgindo acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades e tração total.

O propulsor recebeu inúmeras melhorias com o propósito de melhorar o seu comportamento e entre outras coisas estreia um novo turbo maior, um melhorado sistema de admissão, nova bomba de combustível, pistões e bielas forjadas, novo sistema de escape e uma nova ECU para comandar todas essas melhorias que elevaram a potência do motor boxer para além dos 340 cv.

Além disso, estreia freios sobredimensionados assinados pela Brembo que utilizam pinças de 6 pistões. As suspensão também foi objeto de revisão, já que conta com novas molas desenvolvidas pela Bilstein, além de uma nova barra estabilizadora e diversos reforços no chassi com o propósito de melhorar o seu comportamento dinâmico.

A Subaru fabricará somente 200 exemplares do WRX STI S209, mas todas elas terão como destino os Estados Unidos, já que o fabricante japonês desenvolveu essa série especial para 200 afortunados clientes do mercado americano.

Confira as Fotos