Notícia

12/01/2018 - TOYOTA GR SUPER SPORT CONCEPT: QUANDO A TECNOLOGIA DERIVA DA COMPETIÇÃO

TOYOTA GR SUPER SPORT CONCEPT: QUANDO A TECNOLOGIA DERIVA DA COMPETIÇÃO Imagens e fotos de carro

Há inúmeros exemplos de tecnologias desenvolvidas no mundo da competição que com o passar do tempo acabam sendo transferidas para os carros de rua. A inovação e a pesquisa estão na ordem do dia nas categorias máximas da competição automobilística. E esta última criação da Gazoo Racing, a divisão esportiva da Toyota, volta a mostrar a relação entre os dois mundos.  

No último mês de dezembro mostramos um teaser revelado pelo fabricante japonês, onde mostrava a antecipação de um novo concept inspirado nos modelos de corridas da empresa. Pois bem, seu lançamento estava previsto para o Tokyo Auto Salon 2018 e já aconteceu. Nas imagens é possível ver com todos os detalhes o novo Toyota GR Super Sport Concept.

Esse evento, uma espécie de SEMA Show japonês, concentra as grandes novidades do setor de tuning e da competição. O novo GR Super Sport Concept guarda uma estreita relação a nível técnico com o Toyota TS050 Hybrid, uma vez que utiliza uma significativa quantidade de componentes e uma mecânica similar à que equipa o modelo de corridas usado pela Toyota no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC).

Debaixo da carroceria do novo Toyota GR Super Sport Concept se encontra uma mecânica híbrida cujo eixo central é um motor V6 de 2.4 litros Twin-Turbo de injeção direta. De forma combinada, o sistema é capaz de produzir uma potência máxima de 1.000 cv (735 kW). Não há muito mais informação sobre a mecânica que propulsiona esse concept car.

Dando uma olhada nas imagens, percebe-se que o Toyota GR Super Sport Concept não conta com faróis, portas para o acesso ao habitáculo ou qualquer coisa que se assemelhe a uma janela tradicional. Os engenheiros japoneses puseram a aerodinâmica na frente de todas estas questões, já que trabalharam para que o carro oferecesse um elevado rendimento.

Durante o lançamento do GR Super Sport Concept, o CEO da Gazoo Racing, Shigeki Tomoyama, confirmou as intenções da divisão esportiva da Toyota em desenvolver novos automóveis esportivos de rua, tomando como referência e ponto de partida veículos de competição que estejam na ativa.


Autor: PlanetCarsZ