Notícia

09/07/2018 - UM DOS 6 PORSCHE 959 PARIS-DAKAR SERÁ LEILOADO

UM DOS 6 PORSCHE 959 PARIS-DAKAR SERÁ LEILOADO Imagens e fotos de carro

Embora o Porsche 959 seja um dos modelos superesportivos mais conhecidos pelos aficionados dos últimos 30 anos, a verdade é que também foi um bem sucedido veículo de competição. Contudo, suas vitórias já quase ninguém se lembra, apesar de ter sido um dos poucos veículos que conseguiu competir em provas tão distintas como as 24 Horas de Le Mans e o sempre complicado Rally Paris-Dakar.

O Porsche 959 de rua como conhecemos hoje, realmente era destinado para homologar o veículo no Grupo B (categoria da FIA introduzida em 1982 para as especialidades de resistência e rallys), já que a marca pensava que seria um excelente laboratório para tecnologias futuras. No entanto, todas as marcas concentraram seus esforços na especialidade de Rallys, que adquiriu em pouco tempo uma enorme repercussão, o que desencorajou a Porsche, que preferiu reorientar o projeto simplesmente como veículo de rua.

Em 1984 a marca participou no Paris-Dakar com vários exemplares do 911 altamente modificados, mas no ano seguinte, e já revelado o 959 de rua, a Porsche decidiu alinhar três 959 na largada, embora estes fossem realmente exemplares do 911 transformados nas novas especificações do 959, já que este ainda não havia entrado em produção.

No primeiro ano, em 1985, as três unidades quebraram e não conseguiram terminar a prova, como é o caso deste exemplar que será leiloado em outubro, em um leilão especialmente organizado pela Porsche e a RM Sotheby’s nas instalações do Porsche Experience Center em Atlanta (EUA), para celebrar o 70º aniversário da marca alemã.

Este exemplar foi pilotado em 1985 por René Metge e um vazamento de óleo não permitiu que acabasse a prova, mas no ano seguinte, Metge venceu a prova encabeçando a dobradinha da Porsche com os 959. Curiosamente, nesse mesmo ano Metge venceu em sua categoria e ficou em sétimo na geral das 24 Horas de Le Mans com a versão de circuito do 959, o Porsche 961.

A oportunidade para os colecionadores é única, pois foram fabricados somente seis exemplares do 959 Rally, os 3 utilizados no Paris-Dakar de 1985 e outros 3 criados para a edição seguinte, onde dominaram e venceram, ficando em 1º e 2º. A casa de leilões estima um valor de venda entre 3 e 4 milhões de dólares, mais do que o dobro das melhores unidades da versão de rua mais caras.


Autor: PlanetCarsZ