Notícia

11/09/2013 - VOLKSWAGEN NOVO GOLF GTI CHEGA AO BRASIL COMO O MAIS POTENTE DA HISTÓRIA

VOLKSWAGEN NOVO GOLF GTI CHEGA AO BRASIL COMO O MAIS POTENTE DA HISTÓRIA Imagens e fotos de carro

- Esportividade e qualidade superam limites da categoria

- Totalmente novo, modelo é feito sobre a nova estratégia modular MQB, e traz suspensão esportiva e direção progressiva

- Maior e mais leve, GTI é equipado com motor 2.0L TSI de 220 cv e transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic e atinge 244 km/h de velocidade máxima

- Sistema de som Premium “Dynaudio” e Sistema Infotainment “Discover Pro”

- Versão GTI chega ao Brasil no fim de outubro por R$ 94.990

 

O primeiro Golf GTI, lançado há 37 anos, definiu padrões fundamentais para desempenho dinâmico que eram mais precisos que os de qualquer outro carro compacto. O modelo da Volkswagen também tornou a esportividade mais acessível do que nunca para o público. Tudo nele era simplesmente perfeito – o chassi seguro e firme, o ágil e eficiente motor com injeção de combustível e o estilo do carro, tão inconfundível quanto intemporal.

Tudo isso, combinado com as insígnias de um futuro ícone – a faixa vermelha ao redor da grade do radiador, uma borda preta no vidro traseiro, o volante esportivo como o do Scirocco Coupé, pomo da alavanca do câmbio em formato de bola de golfe, bancos esportivos ergonomicamente perfeitos com forração em padrão tartan clássico – e um nome que jamais seria esquecido: GTI. Agora, a sétima e nova geração do GTI está sendo lançada e chega ao Brasil no fim de outubro por R$ 94.990.

Até hoje, cerca de 2 milhões de unidades do Golf GTI foram produzidas na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg e vendidas em todo o mundo. Em 1976, quando o GTI foi criado, ninguém poderia prever tamanho sucesso. O planejamento previa fabricar 5 mil unidades, de um carro que se tornou o maior sucesso de seu tipo em todo o mundo. Um fenômeno.

Motor 2.0L TSI de 220 cv com injeção direta

O motor do primeiro Golf GTI gerava exatamente 110 cv.  Hoje, a sétima geração do Golf é capaz de gerar 220 cv – o dobro exato da potência do primeiro Golf GTI.

O motor do Novo Golf GTI pertence à terceira geração da família EA888 e traz cabeçote completamente novo. Uma característica única nessa classe de potência é o sistema de circulação dos gases de escapamento refrigerado a água no cabeçote do motor. Esse tipo de arrefecimento dos gases de exaustão contribui de forma essencial para melhorar o consumo de combustível a plena carga do Novo Golf GTI. Além disso, o motor tem variação das válvulas com duplo comando ajustável.  Mais ainda, a elevação das válvulas de escape é ajustável em dois níveis. Isso permite o controle ideal do processo de troca na admissão para melhor desempenho, economia de combustível e baixas emissões.

Peso 42 kg menor 

Os números significativamente melhores do Novo Golf GTI são fruto de uma série de ações que batalharam por cada grama. O modelo é construído sobre a nova estratégia modular MQB. Similarmente à versão Highline, o peso da configuração GTI também foi reduzido em comparação com o do Golf GTI de sexta geração, de 1.393 kg para 1.351 kg. Além disso, a aerodinâmica foi aprimorada – o arrasto aerodinâmico (Cw x A) diminuiu do já muito bom 0,73 m² do anterior para 0,70 m².

10 km/h mais veloz 

O baixo consumo e os valores de emissões do Novo Golf GTI contrastam com seus dados de performance simplesmente arrasadores. O Novo Golf GTI acelera até 100 km/h em 6,5 segundos e tem velocidade máxima de 244 km/h. A transmissão é automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic.

O exterior do GTI 

O Novo Golf GTI se distingue dos outros carros da série por vários itens adicionais e pelo clássico emblema GTI. No exterior, eles incluem pinças de freios exclusivas na cor vermelha, lanternas traseiras escurecidas com iluminação em LED e design especial, assim como ponteiras de escapamento, lado esquerdo e direito, com Design GTI. Também de série no Golf GTI, mais potente, rápido e econômico de todos os tempos, são as novas rodas de liga leve Aro 17” - “Brooklyn” com pneus 225/45 R17.

O interior do GTI 

O típico logotipo GTI também é indispensável no interior. A começar pela forração dos bancos: como o primeiro GTI, este da sétima geração tem bancos revestidos com o legendário tecido Xadrez Clark (Grafite). Naturalmente, mantém a padronagem tipo tartan quadriculado. Novidade: o design do tecido dos bancos esportivos pode agora, pela primeira vez, ser acompanhado por painéis das portas e apoios de cabeça cobertos de Alcantara.  Além disso, os bancos e painéis das portas podem também ser pedidos com revestimento em couro “Vienna Black” (preto). Os bancos esportivos de alto padrão possuem propriedades ergonômicas excepcionais. 

O conjunto de instrumentos do Novo Golf GTI também é um destaque do carro, trazendo display multifuncional colorido e grafismo diferenciado.  A aparência típica do GTI em seu interior é arrematada por itens como o volante de direção multifuncional e alavanca da transmissão com revestimento de couro, iluminação ambiente vermelha (na frente, nos frisos de acabamento das portas e nas soleiras das portas em aço inoxidável) e pelos pedais feitos de aço inoxidável escovado.

Alta tecnologia GTI 

A sétima geração do ícone esportivo é o primeiro Golf GTI lançado com destaques tecnológicos de série como direção eletromecânica progressiva, Detector de Fadiga, freios com sistema “Multicollision Brake” (multicolisão) e a versão mais avançada do bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”. Novos sistemas opcionais aperfeiçoam ainda mais a condução do novo Golf GTI. Eles incluem o “Adaptive Cruise Control” – Controle adaptativo de distância e velocidade “ACC” –, com função de frenagem de emergência “City Emergency Brake” e sistema de monitoramento frontal “Front Assist”. No tráfego urbano e nos congestionamentos, o sistema Start-Stop, recurso de série no Novo Golf GTI, tem efeito muito positivo na economia de combustível. Há, ainda, recurso de seleção do perfil de condução “Mode” (Normal, Eco, Esporte e Individual).

Opcionalmente, o Novo Golf GTI também pode ser equipado com um sistema de som Premium de 400 watts da marca dinamarquesa Dynaudio, especialmente desenvolvido para o carro.

De 0 a 100 km/h em 6,5 segundos

O Novo Golf GTI é equipado com um avançado motor a gasolina, com 1.984 cm3 de cilindrada, turboalimentado e com injeção direta. Esse motor é da terceira geração da família EA888 e traz, em relação à geração anterior, numerosos detalhes técnicos modificados para reduzir o consumo de combustível e as emissões, aumentando ao mesmo tempo a potência e o torque.

A potência é de 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. O torque máximo é de 35,7 kgfm (350 Nm), contra 28,6 kgfm (280 Nm) do modelo anterior.

O Novo Golf GTI se destaca pelo alto desempenho: em quinta marcha, o carro acelera de 80 a 120 km/h em 7,8 segundos. Outros dados que não devem ser menosprezados em um GTI: a nova geração acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge velocidade máxima de 244 km/h.

Gerenciamento térmico eficiente

As modificações técnicas inovadoras adotadas no motor contribuem para a notável melhoria de 18% na economia de combustível. O novo sistema totalmente eletrônico de resfriamento do TSI permite um gerenciamento térmico significativamente melhor, com fase de aquecimento mais curta – isso reduz as emissões nesse estágio e as perdas por atrito, melhorando a economia de combustível. Um novo módulo rotativo de aletas foi desenvolvido para o controle térmico inteligente. Ele possibilita bloquear totalmente a entrada do líquido de arrefecimento no motor ou utilizar um fluxo volumétrico mínimo na fase de aquecimento. Com o motor quente, a temperatura do fluido pode ser ajustada rapidamente a vários níveis, em função da carga do motor e outros fatores externos.

Novo cabeçote

Uma característica única nessa classe de potência é o sistema de circulação dos gases de escapamento refrigerado a água, totalmente integrado ao novo cabeçote do motor. Esse tipo de arrefecimento dos gases contribui para melhorar o consumo de combustível a plena carga do Novo Golf GTI. Além disso, o motor tem variação do timing das válvulas com duplo comando ajustável. Mais ainda, a elevação das válvulas de escape pode ser ajustada em dois níveis, permitindo o controle ideal do processo de troca na admissão para melhor desempenho, economia e baixas emissões.

Sistema duplo de injeção de combustível 

O sistema de injeção duplo (combinando injeção direta e injeção multiponto) foi adotado no motor do Novo Golf GTI. Como o sistema pode escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, permite reduzir as emissões em uma ampla gama de utilizações, diminuindo simultaneamente o consumo de combustível. Outro ponto do desenvolvimento foi a significativa redução do atrito interno.

O objetivo envolveu modificações como mudanças nos eixos dos balancins para mancais antifricção, otimização do movimento do virabrequim e o desenvolvimento de uma bomba de óleo que só opera quando necessário.  Paralelamente, o peso do motor do GTI também foi reduzido. Uma grande parte da redução deve-se ao novo cárter com paredes estreitas, com apenas 3 mm de espessura, o virabrequim com peso reduzido, a refrigeração dos gases de exaustão através da integração do coletor de escape ao cabeçote dos cilindros, bandeja de óleo plástica e o uso de parafusos de alumínio.

Nova direção progressiva

O sistema de direção progressiva está estreando no Novo Golf GTI – o recurso é de série no modelo. Esse sistema permite aos condutores fazer curvas com menor movimentação do volante. Com a direção progressiva, são necessárias apenas 2,1 voltas (380°) no volante de batente a batente. No sistema tradicional, dos modelos menos potentes do Golf, é preciso 2,75 voltas (500°). Explicação: os sistemas de direção convencionais trabalham com uma relação de redução constante. A nova direção do Golf GTI opera com relação de redução progressiva. Isso diminui o trabalho do volante perceptivelmente em manobras e ao estacionar. Em estradas secundárias, com muitas curvas fechadas, ou ao fazer curvas rápidas, o motorista sente uma melhoria no comportamento do carro, graças às respostas mais diretas.

Tecnicamente, a direção progressiva difere do sistema de direção comum pelo espaçamento variável dos dentes da cremalheira e do pinhão e por ter um motor elétrico mais potente. Em termos de funcionamento, diferentemente da relação de direção constante, que necessariamente representa um compromisso entre o desempenho e o conforto, os dentes da cremalheira são modificados pela ação do volante. Isso resulta em uma condução mais precisa e tranquila no intervalo entre velocidades médias e altas. Graças aos menores ângulos de esterçamento necessários, o sistema proporciona maior agilidade e maior diversão ao volante em estradas com muitas curvas. Em velocidades menores, na cidade ou ao estacionar, o Golf GTI é muito mais fácil de guiar graças aos ângulos menores de esterçamento do volante, proporcionando um sensível ganho no conforto.

Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS” 

As velocidades máximas possíveis ao longo das curvas também aumentaram, devido ao acerto mais neutro do conjunto mecânico e à otimização do sistema XDS+. Isso é sentido, em especial, na aceleração do carro na saída das curvas. Tecnicamente, o bloqueio eletrônico do diferencial XDS+ é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. O XDS+ é uma evolução do XDS, já conhecido do modelo anterior. Sua atuação foi estendida agora para cobrir todas as situações em que o carro não está sendo freado.

O novo sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos. Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa. As conhecidas vantagens do XDS, como as saídas de frente consideravelmente reduzidas e a melhor tração, também foram aperfeiçoadas.

ESC Sport 

O sistema é acionado por um botão de dois estágios no console central.  Se o motorista pressionar o botão brevemente uma vez, ele desativará a função ASR (controle de tração). Quando o botão é pressionado por mais de três segundos, o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) muda para o modo “ESC Sport”. Em percursos muito rápidos, com muitas curvas, como em pistas de corridas, o sistema ESC irá reagir com retardo, o que permite elevar a agilidade na condução. Além da ativação pelo botão no console, o ESC agora também pode ser ligado ou desligado no do menu CAR.

A estabilidade extremamente alta do carro é sentida, em especial, nas trocas de faixas de rolagem e durante as mudanças na rotação do motor. A equipe de desenvolvimento se esforçou, também, para acertar o Novo Golf GTI para produzir reações harmoniosas e previsíveis. Em consequência, os motoristas poderão dominar de forma rápida e intuitiva o comportamento do veículo. 

Suspensão dianteira McPherson 

A suspensão dianteira tipo McPherson, com braço inferior em “V” e geometria especialmente desenvolvidos para aumentar a estabilidade direcional, proporcionam excelente dirigibilidade ao Novo Golf GTI, assim como uma resposta equilibrada às vibrações. Todos os componentes foram retrabalhados para melhor funcionalidade e menores peso e custo. O resultado é fruto do uso de aço de alta resistência nos braços transversais e um enfoque “biônico” inovador no desenho dos pivôs. O subchassi é posicionado na região central do eixo dianteiro. Sua estrutura, projetada para obter o máximo de rigidez transversal, recebe a carga dos coxins do motor e da direção, assim como dos componentes da suspensão dianteira.

A barra estabilizadora – agora tubular – tem elasticidade especificamente desenvolvida para garantir a dirigibilidade do Novo Golf GTI. Os coxins são vulcanizados diretamente na barra estabilizadora, assegurando excelente comportamento acústico e otimizando as respostas do componente, importantes para o comportamento do carro. Um novo pivô de alumínio também foi desenvolvido para o GTI. Comparada ao modelo anterior, a localização do centro de movimentação foi elevada moderadamente para respostas mais rápidas e precisas da suspensão dianteira do Novo Golf GTI.

Suspensão traseira modular com alto desempenho 

A suspensão traseira do Novo Golf GTI foi desenvolvida para obter melhor cinemática, acústica, distribuição de pesos e modularidade. Mesmo assim, nada mudou em relação ao seu conceito fundamental de separar nitidamente a rigidez longitudinal e transversal.  A rigidez longitudinal foi preservada pelo controle suave do eixo pelo elemento de arrasto. Essa é uma condição prévia necessária para melhorar o conforto de rodagem.

Além disso, a Volkswagen melhorou a rigidez transversal da suspensão modular esportiva, importante para o comportamento direcional, por meio de uma nova regulagem da conexão do braço de ligação. A cambagem e o alinhamento são ajustados individualmente por meio de parafusos excêntricos nos braços da mola e transversal superior, de acordo com as necessidades de cada veículo. Mudanças fundamentais na suspensão traseira incluem as conexões da barra estabilizadora tubular e do amortecedor, agora feitas no braço da mola. Isso reduz as forças internas na suspensão, além de proporcionar outras vantagens ao conjunto.

Paralelamente às melhorias na dinâmica veicular, o conforto da suspensão também foi elevado, comparado ao modelo anterior. Por exemplo, as forças de aceleração que atuam sobre os passageiros ao transferir irregularidades grandes ou pequenas do piso foram sensivelmente reduzidas. Os níveis de conforto percebidos no Novo Golf GTI mostram que a dirigibilidade esportiva não leva obrigatoriamente a uma desagradável aspereza na rodagem. O vasto conjunto de propriedades positivas no tocante à dirigibilidade – comportamento direto, neutro e estável até o limite da performance combinado com conforto de rodagem – caracterizam as qualidades da sétima geração.

O GTI tem discos de freio ventilados na dianteira e sólidos nas rodas traseiras (dianteiros: 312 x 30 mm; traseiros: 300 x 12 mm), pinças de freios exclusivas na cor vermelha.

Dinâmica do design se beneficia da Nova estratégia modular MQB

Quando a discussão sobre o Novo Golf GTI se volta para seu design, é preciso falar sobre sua estrutura técnica. O modelo se baseia na Nova estratégia modular MQB.  A impressão que essa designação passa está longe de demonstrar o grande potencial da MQB. Essas letras implicam um projeto inteiramente Novo do Golf. E essa nova estruturação foi recebida como um presente pelos designers do Grupo, que agora podem desenvolver proporções inteiramente novas nos veículos que criam. A sétima geração do Golf GTI é um fantástico exemplo.

Comparada ao Golf de sexta geração, a distância entre-eixos aumentou 53 mm, para 2.631 mm, enquanto o balanço dianteiro encurtou 12 mm. Paralelamente a coluna dianteira (“A”) foi movimentada para trás, tornando o capô mais longo e deslocando toda a cabine também para trás. São 1.456 mm de altura. O comprimento do carro aumentou 55 mm, para 4.268 mm, e a largura cresceu 13 mm, para 1.799 mm. Todos esses números se somam em um importante resultado: as proporções do Novo Golf GTI levaram a indiscutíveis ganhos dinâmicos.

Benefícios ergonômicos da Nova estratégia modular MQB 

Uma das características mais importantes do Novo Golf GTI, em seu interior, é o fato de que o carro simplesmente “veste”, como se fosse moldado para ser ergonômico. O condutor abre a porta, acomoda-se no banco esportivo de série, o ajusta, acerta a altura e distância do volante esportivo, afivela o cinto, dá a partida e vai embora.

Motoristas mais altos, especialmente, irão apreciar a posição do assento, que foi recuado em 20 mm, em relação ao Golf de sexta geração. A amplitude de ajuste do volante também foi modificada. As distâncias dos pedais foram otimizadas também, graças à Nova estratégia modular MQB. O espaço entre os pedais do acelerador e do freio, por exemplo, aumentou 16 mm. Outro aperfeiçoamento ergonômico: em comparação ao modelo anterior, os controles do câmbio foram elevados em 20 mm. O pomo da alavanca de marchas agora se acomoda melhor à mão do motorista.

Design: a simbologia do Novo Golf GTI 

Como o primeiro Golf GTI, este da sétima geração também ostenta a típica simbologia da sigla. Ela inclui a faixa vermelha na grade do radiador, que agora se estende até os faróis. São também características do Novo Golf GTI as aberturas de entrada de ar no defletor aerodinâmico dianteiro, a estrutura tipo colmeia das grades das entradas de ar, os faróis de neblina verticais com iluminação em LED, faróis bixenônio com luz de condução diurna em LED e uma inconfundível assinatura luminosa, o defletor traseiro maior, grandes e inconfundíveis ponteiras do escapamento destacadas da carroceria e, finalmente, as rodas de liga leve de 17” criadas especialmente para o Novo Golf GTI.

A dianteira em detalhe 

Na parte frontal, com seus faróis de neblina com iluminação em LED, customizados para o Novo Golf GTI, há outro elemento que foi completamente reinterpretado: a linha vermelha na grade do radiador. Em outro tempo, no primeiro Golf GTI, ela cercava completamente a grade retangular do radiador. Na sexta geração do GTI, duas faixas vermelhas foram usadas assinalando o topo e a base da grade. Agora, na sétima geração, a faixa vermelha sublinha a borda inferior da grade do radiador, mas se estende além dela para os dois lados, sobre as lentes dos conjuntos dos faróis.  Assim, a linha vermelha percorre toda a largura da frente, como um elemento horizontal que corre paralelo à borda do capô e o para-choque.

No extremo inferior do para-choque, sob o painel transversal na cor da carroceria, a entrada de ar na cor preta, com sua estrutura tipo colmeia, não é mais cercada por outra área em preto, mas por superfícies na cor do carro. Dessa forma, a entrada de ar causa uma impressão mais forte. Simultaneamente, as três barbatanas aerodinâmicas laterais em preto brilhante sob os faróis também ressaltam a dianteira. Outro detalhe do estilo elaborado com precisão é o divisor aerodinâmico na borda inferior do defletor dianteiro, nascido no automobilismo esportivo.

Perfil lateral em detalhe

Visto de lado, o Golf mais esportivo pode ser imediatamente reconhecido pelo visual mais alongado da linha do teto criado pelo defletor traseiro maior e pelas rodas de liga leve especialmente criadas para o Novo Golf GTI. Mesmo de lado, os contornos das luzes opcionais de uso diurno de LED e das lanternas traseira com iluminação em LED de série se destacam.

Sob as maçanetas das portas, há uma linha de caráter bem definida, claramente visível. Apesar de interrompida pelos arcos das caixas de rodas, essa linha é contínua e se reflete estilisticamente na dianteira nas barras cromadas da grade do radiador e faróis e, na traseira, nas barras laterais brancas dos conjuntos de lanternas. Posicionada bem baixo em toda a volta do carro, essa linha rebaixa o centro de gravidade aparente e faz com que o carro pareça mais assentado na estrada. Outro elemento importante é a nova linha ao longo dos ombros laterais, diretamente abaixo das janelas. Essa linha começa na dianteira, no farol, e depois desliza sob o espelho em forma de asa, posicionado exatamente sobre ela, indo até a janela lateral traseira e ressaltando as proporções premium do Novo Golf GTI.

Tão característica como o perfil lateral do carro é a inconfundível coluna traseira (“C”), cujo design também remete ao GTI de primeira geração e, especialmente, ao Golf GTI de quarta geração, que se tornou um ícone por suas formas limpas. Nos modelos anteriores do Golf, a linha de caráter ainda passava através da coluna “C”. No Novo Golf isso não acontece mais. A coluna “C” tem uma superfície homogênea, que vai do começo do teto até a moldura da roda traseira. Acima da moldura da roda, ela toma de forma mais forte toda a largura do carro e, consequentemente, o Novo Golf parece mais sólido e mais forte.

Pela primeira vez, o Volkswagen esportivo traz, além dos logotipos GTI na frente e na traseira, distintivos vermelhos nos para-lamas dianteiros na altura da linha de caráter com o mesmo grafismo do logo GTI que vem sendo usado há décadas.

A traseira em detalhe 

Outro exemplo da integração harmônica dos elementos específicos do Golf é o novo design do aerofólio traseiro, maior do que o das outras versões do Golf com motores menos potentes. Pintado na cor da carroceria, o defletor se integra imperceptivelmente aos elementos aerodinâmicos nas laterais da tampa do porta-malas, fazendo uma menção visual ao uso da cor preta na primeira geração do Golf GTI. Outro item que é desenhado em preto, juntamente com os elementos aerodinâmicos do divisor dianteiro, é o difusor na traseira – à esquerda e à direita do difusor estão as ponteiras do escapamento.

Configuração no legendário estilo GTI

O visual emblemático GTI também é indispensável no interior. A começar pelo estofamento dos bancos: o primeiro GTI já tinha cobertura com o legendário padrão escocês, que se mantém no Novo Golf GTI – no qual se chama tecido Xadrez Clark (Grafite), os bancos esportivos de alto padrão possuem propriedades ergonômicas excepcionais. Além disso, os dianteiros têm ajuste milimétrico de altura e apoio lombar ajustável. Costuras decorativas vermelhas criam contraste esportivo. O revestimento preto do teto, que sempre fez parte do GTI, reforça a esportividade do interior.

É evidente que o volante esportivo multifuncional de couro com design GTI e costuras vermelhas contrastantes foi aperfeiçoado, assim como a coifa da alavanca do câmbio. Ela combina com o anel vermelho da lente posicionada acima do pomo da alavanca de câmbio, de couro. Detalhes no painel são em “Preto Quadriculado”, assim como os insertos decorativos nos painéis das portas e no console central. O conjunto de instrumentos do Novo Golf GTI também é um destaque do carro, trazendo um display colorido e grafismo diferenciado. Quando o motor é ligado os ponteiros do conta-giros e do velocímetro se movimentam de um extremo a outro da escala numérica.

O visual interior do Novo Golf GTI é arrematado pela iluminação ambiente vermelha, pelos frisos especiais e painéis (frisos nas portas dianteiras com iluminação ambiente), pedais e descanso do pé esquerdo em aço inoxidável escovado, soleiras das portas dianteiras com aplique em aço inoxidável e iluminação ambiente também integrada.

Qualidade e imagem superam os limites da categoria 

O conceito inteiramente novo do design interior do Novo Golf da sétima geração representa uma quebra de paradigma na arquitetura interna esportiva e requintada do GTI. Um detalhe que sobressai é o largo console central, orientado para o motorista, algo mais comum em carros de classe premium. No meio do console central, sob o interruptor das luzes de emergência, fica o novo sistema Infotainment de última geração, com suas teclas e botões de controle. Pela primeira vez, a Volkswagen está oferecendo uma nova geração com telas sensíveis ao toque (touchscreen) que utiliza sensores de aproximação e reage a movimentos de varredura dos dedos, como os usados normalmente em grande parte dos telefones celulares modernos.

Os controles do ar-condicionado digital de duas zonas “Climatronic” ficam sob o sistema Infotainment. Eles são seguidos pela seção inferior do console central, que corre até o grande apoio de braços central.  À direita do condutor ficam os botões do novo freio de estacionamento eletrônico com função “Auto Hold”. Próximo a eles, há um compartimento porta-objetos fechado com as interfaces para iPod / iPhone.

Há um porta-objetos maior oculto sob o apoio de braços central, que pode ser ajustado em até 100 mm no comprimento e em cinco graduações na altura. Esse compartimento também tem um tamanho considerável. Os insertos decorativos dos painéis de acabamento do GTI exibem uma linha luminosa que faz parte do sistema de iluminação ambiente.

Mais espaço em relação ao comprimento 

Apesar de toda sua esportividade, o Novo Golf GTI é mais do que apenas um carro esporte. Ele tem uma vocação abrangente. O Novo Golf GTI é uma boa escolha como carro de uso pessoal para qualquer dia do ano. Panorama: maiores dimensões no comprimento total e largura, maior distância entre os eixos, bitolas otimizadas e um pacote modificado da Nova estratégia modular MQB se juntam para melhorar o conforto.

O interior do Novo Golf GTI, por exemplo, está 14 mm mais longo (1.750 mm). Na parte traseira do Novo Golf GTI, os passageiros têm 15 mm a mais de espaço para as pernas. Na frente, o espaço para os ombros aumentou 31 mm (1.420 mm) e o espaço dos cotovelos cresceu 22 mm (1.469 mm). O espaço dos ombros, atrás, também aumentou 31 mm e o dos cotovelos, 20 mm.

O encosto do banco traseiro é rebatível e bipartido (1/3 e 2/3).  Quando ele é rebatido, é criada uma superfície de carga quase nivelada com 1.558 mm de comprimento. O conceito de espaço implementado no Novo Golf traz muitas melhorias adicionais. A capacidade do porta-malas é de 338 litros. Paralelamente, a largura máxima do porta-malas aumentou 228 mm, chegando a 1.272 mm. Já a largura da abertura do porta-malas aumentou para 1.023 mm (+ 47 mm).

Sistemas inovadores de assistência para segurança total

Um verdadeiro esquadrão de sistemas inovadores de assistência e conveniência está à disposição no Novo Golf GTI – como equipamento de série ou opcional. Essas novas tecnologias estão redefinindo completamente as barreiras tradicionais entre categorias quanto à segurança, conforto em viagens longas e o mundo da informação e entretenimento.

Os sistemas presentes no Novo Golf GTI incluem de série Start-Stop, freios com sistema “Multicollision Brake”, direção progressiva e o bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”. Como opcionais, Sistema "Pro Active" (Proteção proativa dos passageiros) e o Controle adaptativo de distância e velocidade “ACC”, sistema de monitoramento frontal “Front Assist” com frenagem de emergência na cidade, Fatigue Detection (detector de fadiga) e a última geração do assistente de estacionamento automático Park Assist 2.0 com câmera traseira, assim como a função de iluminação automáticas e o assistente de luz dinâmico “DLA”. Outras tecnologias novas foram acrescentadas, como a seleção do perfil de condução “Mode” (Normal, eco, esporte e individual), freio de estacionamento eletrônico com função “Auto Hold” e uma nova geração do sistema Infotainment.

Sistema “Multicollision Brake” 

Um item inovador no Novo Golf é o “Multicollision Brake” (freio multicolisões), premiado como a mais importante inovação de segurança do ADAC, maior clube automobilístico da Alemanha. O Multicollision Brake aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags.

O sistema aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada para conduzi-lo a um local seguro. A frenagem do veículo pelo sistema é limitada pela unidade de controle do ESC a uma desaceleração máxima de 0,6 m/s. Esse valor é igual ao nível de desaceleração do City Emergency Brake e permite que o motorista possa assumir o comando do carro mesmo na ocorrência da frenagem automática.

O motorista pode se “sobrepor” ao “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, ele é desligado. O sistema automático é desativado também se o motorista começar a frear fortemente, a um grau de desaceleração mais elevado.

Sistema "Pro Active" (Proteção proativa dos passageiros) 

Caso o sistema proativo de proteção detectar uma situação de acidente potencial – como uma forte frenagem –, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada – como uma forte escapada de frente ou de traseira em que haja intervenção do Controle eletrônico de estabilidade “ESC” – as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Explicação: Quando as janelas e o teto estão quase totalmente fechados, os airbags de cabeça e laterais proporcionam o máximo de absorção de energia, alcançando assim o mais alto nível de proteção possível.

Controle adaptativo de distância e velocidade "ACC" 

Esse sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro. O ACC mantém a velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para. Após acionado pelo motorista, o ACC do Novo Golf também pode arrancar novamente de forma automática. A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis. O ACC estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir do início de 2014.

Front Assist: Sistema de monitoramento frontal 

O Front Assist usa um sensor por radar integrado à frente do carro que monitora constantemente a distância dos veículos adiante. O Front Assist ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais (visual ou sonoro) – ou, em um segundo estágio, por meio de um breve solavanco. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão. Se ainda assim o motorista não reagir, o Front Assist freia o carro automaticamente para proporcionar mais tempo para reação. Teoricamente, isso permite que o motorista evite uma colisão iminente ou, pelo menos, reduza a velocidade do impacto. O sistema também auxilia o motorista dando um sinal caso o carro se aproxime demais do veículo à frente.

City Emergency Brake 

A função City Emergency Brake, oferecida pela primeira vez no Golf, é uma extensão do Front Assist. Usando um sensor por radar, ela monitora a área à frente do carro. O sistema funciona abaixo de 30 km/h. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist. Se necessário, o City Emergency Brake começa a frear com força para reduzir a severidade do impacto. Além disso, se o motorista pressionar o pedal do freio com força insuficiente, o sistema aplicará o máximo de força de frenagem. O City Emergency Brake pode evitar uma colisão frontal iminente no último segundo.

Detector de fadiga 

Esse recurso detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal acústico durante cinco segundos. Uma mensagem visual também é exibida no painel de instrumentos, recomendando uma parada. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido. Logo no início de cada viagem, o sistema analisa vários fatores, inclusive o comportamento individual do motorista ao volante. Durante a viagem, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente vários sinais, como o ângulo de esterço do volante. Se os dados do monitoramento indicarem um desvio do comportamento registrado no início da viagem, são acionados os sinais sonoro e visual.

Seleção do perfil de condução “Mode” (Normal, eco, esporte e individual) – a tecnologia auxilia e também diverte

O Novo Golf GTI dispõe, pela primeira vez, de um recurso de seleção do perfil de condução, um total de quatro programas podem ser selecionados, por meio do botão “Mode” no console central: Eco, Sport, Normal e Individual.

No perfil Eco, o gerenciamento do motor, ar-condicionado e outras unidades auxiliares são controlados para otimizar o consumo, com a função adicional de rolagem. Quando o motorista solta o pedal do acelerador, como ao reduzir a velocidade em um semáforo ou em descidas, o DSG é desacoplado e o motor entra em marcha lenta.  Isso permite a melhor utilização possível da energia cinética do carro.  No modo Sport, por outro lado, as respostas do motor e pontos de troca das marchas da transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic são configuradas para maior dinamismo.

Assistente de luz dinâmico “DLA” 

Esse sistema analisa a movimentação à frente do carro e detecta veículos vindos da direção oposta por uma câmera no para-brisa. Baseado nesses dados, o farol alto é ligado automaticamente acima dos 60 km/h e permanece ativado. O Dynamic Light Assist, com a ajuda da câmera, modula o facho alto dos faróis principais bixenônio com as luzes de curvas dinâmicas, mascarando apenas as áreas que o sistema determina que possam potencialmente perturbar outros usuários da via.

Tecnicamente, essa função é executada por uma abertura de mascaramento pivotada entre o refletor com o filamento de xenônio e a lente. Juntamente com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, esse sistema consegue mascarar a fonte luminosa e evitar assim o ofuscamento dos carros à frente ou vindos na direção oposta. O Dynamic Light Assist estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir de 2014. a partir do 2º trimestre de 2014

Assistente de estacionamento Park Assist 2.0 

A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento, com câmera traseira, agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com funções de frenagem e saída da vaga. O sistema pode ser ativado a até 40 km/h por um botão no console central. Utilizando o indicador de direção, o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar um espaço com tamanho suficiente, usando sensores ultrassônicos (40 cm de espaço de manobra à frente e atrás são suficientes), o estacionamento assistido começa: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a ré e usar os pedais do acelerador e freio. O carro esterça a direção automaticamente. O motorista é orientado também por bipes e informações visuais no display. Se uma colisão for iminente, o sistema intervirá aplicando os freios.

Ar-condicionado digital de duas zonas “Climatronic” 

O Climatronic regula a temperatura interna automaticamente em duas zonas separadas, para o motorista e o passageiro da frente. A unidade de controle automática utiliza vários sensores, monitorando o sol, qualidade do ar e umidade. O sensor solar detecta a intensidade e direção dos raios do sol e o sistema se adapta de acordo com os dados.

Teto solar elétrico panorâmico 

Sistema especialmente desenvolvido, que usa o máximo de área no teto e permite ótimas funções de abertura e ventilação sem prejudicar a rigidez torcional do carro, além de prolongar visualmente o comprimento do para-brisa. A área de transparência luminosa aumentou em 33% comparado a um teto solar inclinável/deslizante normal.

Equipamentos de série

Como todas as seis gerações anteriores do Golf GTI, esta sétima se distingue dos outros modelos do Golf pelos numerosos equipamentos e pelo clássico emblema GTI. O novo Golf GTI é também um dos carros mais bem equipados de sua categoria. Juntamente com seus muitos itens de série, vários itens específicos refinam o interior do Novo Golf GTI. Entre eles, o volante de direção com a parte inferior achatada, com três raios e acabamento preto brilhante.

Instrumentação GTI e iluminação ambiente 

O conjunto de instrumentos do GTI também é um destaque do carro, trazendo um display colorido e grafismo diferenciado. O visual interno exclusivo do Novo Golf GTI inclui a iluminação ambiente vermelha, frisos e painéis especiais (frisos nas portas dianteiras com iluminação ambiente), pedais e descanso do pé esquerdo em aço escovado e soleiras das portas dianteiras com apliques em aço inox e iluminação ambiente integrada.

Cores. As cores oferecidas, Vermelho Tornado e Preto Ninja, assim como o Branco Puro têm sido características do Golf GTI desde o princípio. O Novo Golf GTI também pode ser encomendado em seis cores metálicas ou uma perolizada: “Cinza Carbono”, “Prata Sargas” “Prata Tungstênio”, “Cinza Limestone”, “Azul Night” e “Preto Mystic” (perolizada).

Preço

O Novo Golf GTI tem preço sugerido inicial de R$ 94.990.


06/03/2017

NOVO VOLKSWAGEN ARTEON: ESTE É O SUCESSOR DO VOLKSWAGEN CC


06/03/2018

VOLKSWAGEN I.D. VIZZION CONCEPT: 100% AUTÔNOMO, ELÉTRICO E COM 665 KM DE AUTONOMIA


16/12/2017

CHEGA À EUROPA O NOVO VOLKSWAGEN POLO GTI 2018


23/08/2017

ESTE É O NOVO VOLKSWAGEN T-ROC 2018


01/12/2016

NOVA AMAROK CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS VOLKSWAGEN


20/06/2016

SURGEM NOVAS IMAGENS DO NOVO VOLKSWAGEN AMAROK QUE ESTREIA NA ALEMANHA


21/09/2016

VOLKSWAGEN BEETLE 2017 COM GALERIA DE FOTOGRAFIAS ATUALIZADA


28/08/2017

SURGEM MAIS DETALHES E IMAGENS DO VOLKSWAGEN CALIFORNIA XXL CONCEPT


11/11/2016

REVELADO O NOVO VOLKSWAGEN GOLF 2017


19/04/2017

VOLKSWAGEN I.D. CROZZ: UM NOVO PROTÓTIPO ELÉTRICO ESTREIA EM XANGAI


23/02/2016

VOLKSWAGEN APRESENTA O NOVO GOL 2017


25/04/2017

VOLKSWAGEN PHIDEON GTE: SURGE EM XANGAI A VERSÃO HÍBRIDA PLUG-IN DO MODELO


10/04/2016

NOVO VOLKSWAGEN TIGUAN COM GALERIA DE FOTOS ATUALIZADA


06/01/2016

VOLKSWAGEN REVELA O BUDD-e EM LAS VEGAS


05/02/2015

VOLKSWAGEN APRESENTA O NOVO CADDY


30/09/2016

VOLKSWAGEN I.D. CONCEPT COM GALERIA DE FOTOGRAFIAS ATUALIZADA


01/11/2015

VOLKSWAGEN POLO SEDAN LANÇADO NA ARGENTINA


19/02/2015

VOLKSWAGEN SHARAN RENOVADO CHEGA EM JULHO


02/03/2016

VOLKSWAGEN REVELA O T-CROSS BREEZE, UM CROSSOVER CABRIOLET


25/04/2016

VOLKSWAGEN T-PRIME CONCEPT GTE ANTECIPA UM SUV GRANDE DA MARCA


14/02/2016

VOLKSWAGEN T1 REVIVAL MOSTRA UM ESTUDO INDEPENDENTE PARA UM MODELO COMERCIAL


27/02/2016

VOLKSWAGEN MULTIVAN T6: UMA ALTERNATIVA FAMILIAR


11/01/2016

VOLKSWAGEN REVELA EM DETROIT O TIGUAN GTE ACTIVE CONCEPT


24/02/2015

VOLKSWAGEN TOURAN CHEGA EM SETEMBRO E SERÁ MOSTRADO EM GENEBRA


09/01/2015

VOLKSWAGEN MOSTRA AMAROK ULTIMATE SPECIAL EDITION PARA O REINO UNIDO


22/06/2014

EQUIPE ANDRETTI VOLKSWAGEN APRESENTA O BEETLE GRC RALLYCROSS


12/01/2015

VOLKSWAGEN CROSS COUPE GTE, UMA NOVA LINGUAGEM DE DESIGN PARA OS EUA


11/02/2015

VOLKSWAGEN CROSS UP! TEM O MENOR CUSTO DE REPARABILIDADE DO PAÍS, DE ACORDO COM NOVO RANKING DO CESVI BRASIL


23/04/2014

VW COMEMORA 40 ANOS DO GOLF EM PEQUIM


01/06/2014

VW “GOLF EDITION” EUROPEU É MOSTRADO EM LEIPZIG


29/01/2015

VOLKSWAGEN GOLF GTD VARIANT SERÁ MOSTRADO EM GENEBRA


28/02/2014

VOLKSWAGEN APRESENTA EM GENEBRA O GOLF GTE


21/12/2014

VOLKSWAGEN INICIA VENDAS DO GOLF R EM JANEIRO NOS EUA


06/01/2015

VOLKSWAGEN GOLF R TOUCH CONCEPT É APRESENTADO NO CES


01/03/2015

POLÍCIA HOLANDESA COM GOLF QUE MULTA AUTOMATICANTE


10/03/2015

FABRICADO NO MÉXICO, VOLKSWAGEN SPORTWAGEN CHEGA AO BRASIL NO SEGUNDO SEMESTRE


21/07/2014

OETTINGER APRESENTA VERSÃO DO GOLF GTI COM 360 CV


23/05/2014

VW REVELA O GTI ROADSTER VISION GRAN TURISMO


24/02/2015

VOLKSWAGEN NOVO FOX PEPPER COMEÇA A CHEGAR ÀS CONCESSIONÁRIAS


25/02/2015

NOVO JETTA CHEGA AO BRASIL COM TRÊS VERSÕES E MAIS TECNOLOGIA


15/04/2014

VOLKSWAGEN APRESENTA EM NOVA YORK O JETTA REESTILIZADO


25/02/2015

VOLKSWAGEN APRESENTA NOVO TOUAREG COM MAIS TECNOLOGIA E DESIGN RENOVADO


18/04/2014

VOLKSWAGEN LANÇA VERSÃO ATUALIZADA DO TOUAREG


04/07/2014

VOLKSWAGEN REVELA A OITAVA GERAÇÃO DO PASSAT


20/02/2015

VOLKSWAGEN PASSAT ALLTRACK SERÁ APRESENTADO EM GENEBRA


01/03/2015

VOLKSWAGEN PASSAT B8 BY ABT SPORTSLINE


21/02/2015

VOLKSWAGEN POLO BLUEMOTION GANHA VERSÃO A GASOLINA NA EUROPA


26/11/2014

NOVO VW POLO GTI CHEGA NO INÍCIO DE 2015


09/01/2015

VOLKSWAGEN APRESENTA NA ALEMANHA O POLO LOUNGE SPECIAL EDITION


16/01/2015

VOLKSWAGEN REVELA A SEGUNDA GERAÇÃO DO POLO R WRC


10/12/2014

VOLKSWAGEN SAVEIRO CABINE DUPLA É ELEITA “PICK-UP DO ANO 2015” PELA AUTOESPORTE


05/07/2014

ABT SPORTSLINE APRESENTA SEU PROJETO PARA O SCIROCCO


02/03/2015

VOLKSWAGEN MOSTRA O SPORT COUPE CONCEPT GTE EM GENEBRA


24/04/2014

VOLKSWAGEN APRESENTA VERSÃO DE DUAS PORTAS DO UP!


24/04/2014

UP! I-MOTION É O PRIMEIRO MODELO NO BRASIL COM MOTOR 1.0L A OFERECER CÂMBIO AUTOMATIZADO


21/12/2013

VOLKSWAGEN AMAROK GANHA NOVOS RECURSOS DE SEGURANÇA E MAIS TECNOLOGIA NA LINHA 2014


08/07/2014

VOLKSWAGEN AMAROK COM MAIS DE 400 CV


30/05/2014

VW PERSONALIZA AMAROK PARA DJs


13/06/2014

VOLKSWAGEN APRESENTA A AMAROK ULTIMATE EDITION


13/06/2014

ABT SPORTSLINE APRESENTA VERSÃO DO BEETLE CABRIOLET


01/06/2014

VW MOSTRA EDIÇÃO ESPECIAL BEETLE CABRIOLET KARMANN


10/01/2014

VOLKSWAGEN BEETLE DUNE CONCEPT SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES EM DETROIT


02/03/2013

CROSS UP! ESTRÉIA NO SALÃO DE GENEBRA


26/02/2015

VOLKSWAGEN EOS SAI DE LINHA EM MAIO, SEM SUBSTITUTO


23/07/2014

VOLKSWAGEN ANUNCIA EOS FINAL EDITION


29/06/2013

VOLKSWAGEN FOX BLUEMOTION ESTREIA NOVO MOTOR 1.0L DE TRÊS CILINDROS


16/05/2013

NOVO GOL RALLYE: MAIS ESPORTIVO E AVENTUREIRO


16/05/2013

VOLKSWAGEN APRESENTA O NOVO GOL TRACK, VERSÃO INÉDITA DO CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL


09/03/2013

GOLF GTI É DESTAQUE NO SALÃO DE GENEBRA


01/06/2014

VW APRESENTA O GOLF GTI WOLFSBURG EDITION


20/04/2014

VOLKSWAGEN GOLF R400 É MOSTRADO NA CHINA


09/05/2014

VOLKSWAGEN GOLF SPORTSVAN DE PRODUÇÃO


09/03/2013

NOVO GOLF VARIANT ESTREIA NO SALÃO DE GENEBRA


30/05/2014

VW MOSTRA GOLF VARIANT YOUNGSTER 5000


30/06/2014

CARACTERE APRESENTA BODYKIT PARA O GOLF VII GTI


05/08/2014

VOLKSWAGEN GOLF VII GTI TVW CAR DESIGN


29/04/2014

MTM MOSTRA NOVO PROGRAMA PARA O VOLKSWAGEN GOLF VII R


20/04/2014

VW PREPARA RIVAL PARA O MERCEDES CLA


11/09/2013

NOVO GOLF TRAZ TODA INOVAÇÃO DA VOLKSWAGEN EM UM ÚNICO CARRO


01/04/2013

NOVO GOLF É O "CARRO DO ANO MUNDIAL DE 2013"


27/03/2014

VOLKSWAGEN APRESENTA VERSÃO COMFORTLINE DO NOVO GOLF


10/01/2014

VOLKSWAGEN APRESENTA PASSAT BLUEMOTION EM DETROIT


18/04/2013

VOLKSWAGEN APRESENTA A NOVA SAVEIRO COM DESIGN GLOBAL E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS


05/02/2014

UP! MARCA INÍCIO DE UMA NOVA ERA PARA A VOLKSWAGEN NO BRASIL


25/02/2013

VOLKSWAGEN XL1 É O CARRO PRODUZIDO EM SÉRIE MAIS EFICIENTE EM CONSUMO NO MUNDO


25/06/2013

VOLKSWAGEN AMAROK GANHA POTÊNCIA NAS VERSÕES DE ENTRADA


05/02/2013

VOLKSWAGEN CADDY CELEBRA SEUS 30 ANOS COM EDIÇÃO ESPECIAL


22/11/2013

VOLKSWAGEN GOLF DESIGN VISION GTI CONCEPT É DESTAQUE EM LOS ANGELES


05/12/2013

KOMBI SE DESPEDE EM CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA VOLKSWAGEN


20/09/2013

VOLKSWAGEN DUPLICA PRODUÇÃO DA KOMBI LAST EDITION


20/08/2013

VOLKSWAGEN LANÇA KOMBI LAST EDITION – UMA SÉRIE MAIS DO QUE ESPECIAL


21/11/2013

VOLKSWAGEN MOSTRA O TWIN UP! CONCEPT EM TÓQUIO


14/01/2014

VOLKSWAGEN UP! É O COMPACTO MAIS SEGURO FABRICADO NO BRASIL


27/11/2013

VOLKSWAGEN JETTA RECEBE CINCO ESTRELAS DO LATIN NCAP


23/05/2018

VOLKSWAGEN W12 NARDO CONCEPT: UM SUPERESPORTIVO DA MARCA QUE NÃO FOI PRODUZIDO EM SÉRIE



Autor: PlanetCarsZ