Notícia

09/08/2018 - VOLKSWAGEN QUER CONTINUAR REINANDO EM BONNEVILLE COM UM JETTA

VOLKSWAGEN QUER CONTINUAR REINANDO EM BONNEVILLE COM UM JETTA Imagens e fotos de carro

A Volkswagen nunca foi uma marca dedicada a bater recordes, pelo menos de velocidade. Mas nos últimos tempos, com os recordes conseguidos em Pikes Peak e Goodwood, parece que a marca alemã quer ser notada nesses temas. A última tentativa nos leva às míticas salinas de Bonneville, onde um recorde de velocidade quer ser quebrado com um carro um tanto atípico, um Volkswagen Jetta GLI especialmente preparado.

Esse Jetta tem alguns trunfos guardados debaixo da manga para conseguir uma marca que atualmente está em posse de outro Volkswagen, um Beetle, que em 2016 estabeleceu uma velocidade máxima de 330,11 Km/h.

Embora a carcaça seja de um Volkswagen Jetta, o interior foi modificado por inteiro. Tudo foi esvaziado, e apenas os instrumentos e os elementos necessários foram deixados para que um condutor se lance nas salinas e pise fundo com o pé direito. Apenas um quadro de instrumentos, alguns botões de emergência, um volante, um banco de competição e é claro, um santoantonio, caso os planos não saiam como o esperado.

Debaixo do capô se esconde um motor convencional, um bloco turbo alimentado com quatro cilindros da linha EA888 da Volkswagen. Assim como a carroceria, o motor sofreu tal quantidade de modificações que chega a produzir 500 cv de potência. Trata-se do mesmo motor que utilizará o futuro Volkswagen Jetta GLI, embora com uma configuração mais paliativa, entregando em sua versão comercial uma potência similar à de um Volkswagen Golf GTI.

Tais artimanhas estéticas e mecânicas têm que alcançar um objetivo que não será nada fácil. O Jetta terá que acelerar sobre o escorregadio sal de Bonneville até os 335,5 Km/h, ou pelo menos é o que se pretende. São apenas 5 km/h a mais que o estabelecido no recorde anterior. Não parece muito, mas se forem somados todos os condicionantes, a diferença é enorme. As tentativas acontecerão entre os dias 11 e 17 de agosto, no lago seco de Utah.


Autor: PlanetCarsZ