04/03/2019 - VOLKSWAGEN REVIVE O CLÁSSICO DUNE BUGGY COM O ID. BUGGY CONCEPT

A marca alemã aproveitou a noite antes do primeiro dos dias de imprensa do Salão de Genebra 2019 para revelar o novo Volkswagen ID. Buggy Concept, um novo protótipo da família de modelos elétricos conceituais ID. da Volkswagen.

Este é provavelmente o modelo mais peculiar que a marca alemã apresentou desta família de modelos elétricos baseados na nova plataforma MEB, já que até agora todos os concepts apresentados adiantavam um possível modelo de produção, e por enquanto este parece ser somente um estudo de design. Embora a marca o tenha descrito como a possível base para que outras empresas menores criem seus próprios modelos a partir dessa plataforma.

Um modelo de negócio que encaixa perfeitamente com o espírito do Dune Buggy original criado por Bruce Meyers na década de 60, os Meyers Manx originais, que foram tão extensamente copiados que seu próprio criador perdeu o negócio que havia fundado. Curiosamente, embora todo o mundo utilizasse o Beetle original como base para esses buggys, a Volkswagen nunca esteve envolvida nesses projetos, de modo que é muito interessante que a marca alemã agora apele ao clássico buggy de Meyers.

O protótipo que a marca de Wolfsburg apresenta no Salão de Genebra é idêntico aos teasers que o adiantaram, incluindo a imagem apresentada pelo fabricante no último natal como felicitações e onde podíamos ver o perfil do Papai Noel conduzindo o modelo elétrico.

A nível técnico não conta com muitas novidades, pois assim como os outros protótipos da família ID., o novo ID. Buggy está baseado na plataforma MEB. Base que conta com uma arquitetura tipo monobloco onde se situam as baterias no centro e os motores sobre os eixos.

No caso do Dune Buggy há baterias de 62 kWh que lhe permitem uma autonomia máxima em torno dos 250 quilômetros segundo o ciclo de homologação WLTP. Ao contrário dos outros protótipos ID., o Buggy não conta com nenhum sistema de condução autônoma ou de assistência à condução.

A nível estético surge com formas muito curvilíneas e sugestivas que lembram bastante as carrocerias de resina projetadas por Bruce Meyers e que tanto se popularizaram em modelos realizados sobre o chassi do Volkswagen Beetle original. Como os buggys da década de 60, o novo modelo não conta com portas e janelas laterais ou traseiras. Enquanto que no interior surge um habitáculo bem espartano, ideal para um veículo todo-terreno destinado ao lazer ou simplesmente como um buggy praiano.

Confira as Fotos