2019 - ROEWE CLEVER

A Roewe, uma das marcas pertencente ao gigante automobilístico chinês SAIC, aposta na mobilidade elétrica urbana e faz isso com o novo Roewe Clever. Trata-se de um pequeno carro elétrico que busca imitar a fórmula do Smart ForTwo. Rivalizará entre outros modelos na China com o Baojun E100.

A China é um dos principais mercados para o veículo elétrico. No entanto, diferentemente do que caberia esperar, a maior parte dos licenciamentos desse tipo de veículos correspondem a veículos urbanos de pequeno tamanho, cujo âmbito de circulação está relegado praticamente à cidade. Os principais atores da indústria automobilística chinesa são conscientes dessa situação, e por isso grande parte de sua ofensiva elétrica está destinada aos segmentos A e B.

Um claro exemplo temos com o próximo lançamento que será feito pela Roewe, uma das marcas da SAIC. A empresa introduzirá um novo carro elétrico batizado como Roewe Clever e que, como se pode ver nas imagens, busca imitar a fórmula do Smart ForTwo que pode ser encontrado nos concessionários. Um pequeno modelo urbano 100% elétrico e com dois lugares para circular sem restrições pelas grandes cidades da China.

Embora o futuro da Smart também passe pela China, onde novos e pequenos elétricos da marca compartilhada por Daimler e Geely desembarcam no gigante asiático, um dos principais modelos que o novo Roewe Clever deverá enfrentar será, sem dúvidas, o Baojun E100. Tampouco podemos descartar o Chery eQ1, outro urbano de zero emissões.

Por tamanho, o Roewe Clever se situa a meio caminho entre o Smart ForTwo e o Smart ForFour. Mede 3.140 mm de comprimento, 1.648 mm de largura, 1.521 mm de altura e 2.000 mm de distância entre-eixos.

ROEWE CLEVER