ALTA

A marca “Alta” (Alta Car & Engineering Company) criada por Geoffrey Taylor em 1931, teve seu período mais brilhante antes da 2ª Guerra Mundial. O nombre “Alta” vem da combinação das iniciais das palavras “Alberta” e “Taylor”.

Em 1928, Taylor começou a fabricar carros esportivos para corridas nos estábulos de seus pais. À primeira vista, não era nada especial, mas o interessante é que fabricava seus próprios motores, e os fabricava muito bem. Os motores tinham o bloco feito de aluminio e um cabeçote com eixo comando de vávulas superiores. Seus motores iam desde 1.074 cc até 1.961 cc. Os últimos eram equipados com um compressor Rootes que lhe permitia alcançar os 180 km/h.

Durante a 2ª Guerra Mundial, essa pequena fábrica produziu peças para a indústria aeronáutica e voltou ao mercado de automóveis em 1947. A Alta fabricou carros esportivos e de corridas, e entre eles um carro de formula com um motor caseiro. Esse carro nunca correu sobre um circuito, mas proporcionou o primeiro triunfo de um carro britânico em um Grande Prêmio desde 1920. Quando o motor foi montado em um Connaught em 1955, a fábrica já estava fechada há um ano.