BUFORI

A Bufori é uma marca de que produz automóveis de luxo de forma artesanal, cujos primeiros modelos eram inspirados nos coupes clássicos dos Estados Unidos dos anos 30. A empresa é propriedade de três irmãos de origem australiano-libanesa, Anthony, George e Gerry Khouri. Em 1986, Gerry Khouri começou a construir três carros esportivos especiais em sua garagem, uma para cada um dos três irmãos, o que levou à criação da empresa. O nome ‘Bufori’ é uma abreviação formada pelas seguintes palavras: B = Beautiful; U = Unique; F = Fantastic; O = Original; R = Romantic; I = Irresistible.

A ‘Bufori Motor Car Company Pty Ltd’ está registrada na Austrália, e a ‘Bufori Motor Car Company (M) Sdn Bhd’ na Malásia. Inicialmente, todas as operações de projeto, fabricação e vendas eram realizadas em Sydney, Austrália, mas em 1994 começaram a fabricar também na Malásia com a ajuda do governo local. Em 1998, já como uma empresa totalmente privada, todas as operações de desenvolvimento e produção foram transferidas definitivamente para as novas instalações em Kepong, um bairro de Kuala Lumpur, capital da Malásia.

Em 2011, a planta de Kuala Lumpur tinha uma capacidade de produção de 300 veículos ao ano, e a empresa empregava 108 profissionais qualificados. Cada veículo era fabricado a mão utilizando técnicas tradicionais em um processo de produção de 25 fases. A carroceria dos modelos Bufori é de fibra de carbono e Kevlar, materiais leves e ultra-fortes. Cada Bufori se produz sob pedido e pode ser personalizado conforme os desejos de cada comprador.

Em 2011, a empresa tinha 6 concessionários exclusivos que vendiam seus carros na Austrália, República Checa, Hong Kong, Malásia, Rússia e Estados Unidos.

O primeiro modelo foi o Bufori Madison. Fabricado entre 1986 e 1988, esse modelo de dois lugares e capota dobrável, era equipado com um motor de 4 cilindros e 1.6 litros, refrigerado a ar, uma transmissão manual e suspensão independente nas 4 rodas.

Carros Relacionados