JAC MOTORS

Até alguns anos atrás os automóveis chineses tinham péssima imagem e reputação em quase todos os cantos do mundo. Mas coube a JAC MOTORS mudar esta imagem ao passar a oferecer veículos com design atrativo que seguem as principais tendências mundiais, equipados com acessórios que utilizam tecnologia de ponta e seis anos de garantia. Por isso, hoje em dia a JAC MOTORS é vista pelos consumidores como uma marca que oferece ‘sempre muito mais do que você esperava’ de um automóvel chinês.

Tudo começou exatamente no dia 20 de maio de 1964 quando o governo chinês autorizou a fundação da Hefei Jianghuai Automobile Factory na pequena localidade de Hefei, capital da província de Anhui, que inicialmente se dedicaria a produção de veículos comerciais leves. Somente no mês de abril de 1968 o primeiro caminhão de carga (comercializado sob a marca Jianghui) deixou a linha de produção da empresa. Nas próximas duas décadas a empresa, em virtude do regime comunista adotado na China, ficaria restrita ao mercado nacional, mas com relevante participação na produção de caminhões. O ano de 1990 trouxe mudanças para a montadora: primeiro pelo início da produção dos primeiros chassis de ônibus chineses; e segundo pelo início das exportações de suas primeiras unidades para a Bolívia. A entrada no segmento de chassis de ônibus se mostrou acertada, tanto que, cinco anos depois, em 1995, a empresa assumiria a liderança do setor no mercado chinês.

No ano seguinte a empresa expandiu sua linha de produto com o lançamento do primeiro caminhão de pequeno porte chinês. Em 1997 a montadora adotou oficialmente o nome de Jianghuai Automobile Company Ltd, o que explica o surgimento da marca JAC MOTORS. Mas a história da empresa ganharia novos capítulos a partir de 2002, um ano após abrir seu capital na Bolsa de Valores, quando a montadora apresentou no dia 18 de março seu primeiro veículo de passeio: Refine (também conhecida como M2), uma van de tamanho grande com acabamento refinado e capacidade para até 8 passageiros, que já vendeu mais de 500 mil unidades até os dias de hoje.

O ano de 2003 foi marcado pelo lançamento do primeiro caminhão de grande porte da marca. Pouco depois, em fevereiro de 2004 iniciou a produção própria de motores de carros de passeio. Os pesados investimentos feitos pela JAC MOTORS para ingressar no segmento de automóveis de passeio foram demonstrados em 2005 quando a montadora inaugurou um moderno Centro de pesquisa e desenvolvimento de Design na cidade italiana de Turin, responsável pelo visual moderno e global dos veículos da marca; e em 2006 com a abertura de um Centro de pesquisa e desenvolvimento interior na cidade de Tokyo. O crescimento da empresa foi acelerado em 2007, quando a JAC MOTORS recebeu uma autorização do governo chinês para produzir automóveis de passageiros (até então fabricava apenas vans e veículos utilitários esportivos).

O resultado dessa medida somada aos pesados investimentos realizados culminou com o lançamento oficial em março desse mesmo ano de novos veículos de passeio. Pouco depois, em 2009, a JAC MOTORS iniciou um forte crescimento em suas exportações, muito em virtude ao Passaporte VIP (isenção de inspeções do governo), que facilitou enormemente o processo. Neste ano os resultados foram visíveis: produção de 458.000 veículos e 12.100 unidades exportadas.

Nos anos seguintes a JAC MOTORS ampliou sua linha de veículos de passeio com o lançamento de sedans, hatches, compactos e vans, cujo design externo e interno atendiam plenamente os desejos dos consumidores mais exigentes em vários mercado mundiais. Esses novos veículos eram oferecidos de série com freios ABS, airbag duplo, direção hidráulica, ar-condicionado digital e sensor de estacionamento. Além disso, tinham como ponto forte o design, desenvolvido em conjunto com o renomado estúdio italiano Pininfarina, cujos faróis seguem os padrões da marca e foram inspirados nas históricas máscaras chinesas, imprimindo aos automóveis uma forte personalidade estética.

Em 2012 no Salão de Pequim a marca chinesa mostrou toda a sua ambição em se tornar verdadeiramente global ao apresentar uma dezena de novidades, entre novos produtos, carros conceitos e novas tecnologias. A principal novidade foi o utilitário esportivo SII. Um de seus principais destaques surgia no design agressivo e no amplo espaço interno. Além disso, apresentou uma nova versão do J3, batizada de Cross; o coupe esportivo S1; a van Refine M2 e um novo carro conceito, o coupe S11. E mais: anunciou planos para criar versões elétricas ou híbridas de seus veículos.

Carros Relacionados