ALFA ROMEO 8C 2900B LUNGO SPIDER TOURING

1939 - ALFA ROMEO 8C 2900B LUNGO SPIDER TOURING

ALFA ROMEO 8C 2900B LUNGO SPIDER TOURING imagens e fotos de carros

Há 17 anos, este mesmo Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider de 1939 conseguiu um fantástico segundo lugar no Pebble Beach Concours d’Elegance. E o fez em sua primeira aparição pública depois de ter sido submetido a uma restauração que durou mais de uma década. Pois bem, neste último final de semana, este exemplar, que é um dos 12 que ainda existem atualmente, voltou à Califórnia, mas não para participar do concurso e deslumbrar os jurados com sua bela carroceria, regressou para buscar um novo proprietário.

O leilão desse Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider by Touring se antecipava como um evento histórico, pois era a primeira vez neste novo século que um destes especialíssimos automóveis da Alfa Romeo era colocado à venda publicamente. Os rumores indicavam que poderia estabelecer-se um novo recorde, teoria que era apoiada nas estimativas dadas previamente pela casa encarregada do leilão, a RM Shoteby’s, que calculou que o Alfa Romeo poderia ser vendido por até 25 milhões de dólares.

O leilão aconteceu neste último final de semana e o Alfa Romeo 8C Lungo Spider tornou-se o carro pré-guerra mais caro já leiloado, depois de mudar de mãos por um preço de 19,8 milhões de dólares, superando a marca anterior em mais de 8 milhões de dólares. Até agora, o título pertencia ao Mercedes-Benz 540K Special Roadster de 1936, que a Bonhams vendeu em 2012 (também em Pebble Beach) por 11,77 milhões de dólares. Lembrando que nesta mesma semana também foram estabelecidos outros dois recordes: o do carro americano mais caro vendido em leilão e o do carro britânico mais caro vendido em leilão.

Na época do seu lançamento, o Alfa Romeo 8C 2900B era considerado o carro mais avançado que se podia comprar, pois oferecia uma experiência fantástica de condução e uma imagem única. A história desta unidade em questão é francamente interessante. Entre 1939 e 1949, não se tem muita informação do modelo, além de que foi importado ao Brasil da Itália.

No dia 31 de julho de 1949, com o piloto Mario Tavares ao volante, o Alfa Romeo 8C 2900B obteve uma vitória em sua categoria em Interlagos. Mais tarde, o chassi do carro foi modificado e colocaram nele um motor Corvette. Em 1972, foi trasladado para a Europa novamente, onde começou um longo processo de restauração que se prolongou até a década de 1990, quando desembarcou nos Estados Unidos. Ali, fez novamente sua estreia em Pebble Beach em 1999, onde conseguiu o segundo lugar na categoria de automóveis da pré-guerra.