ASTON MARTIN DB11 ARMORED BY TRASCO

2018 - ASTON MARTIN DB11 ARMORED BY TRASCO

ASTON MARTIN DB11 ARMORED BY TRASCO imagens e fotos de carros

Cada vez vemos com mais frequência o lançamento de veículos blindados em diferentes partes do mundo. O repertório de modelos é enorme, mas nunca, ou pouquíssimas vezes, havia surgido um esportivo de alto desempenho como esse Aston Martin DB11 blindado.

O certo é que a maioria dos modelos que recebem blindagem são sedans e SUVs de grande tamanho, mas existem raridades como esse coupe de 608 cv, onde a principal preocupação foi não aumentar muito o seu peso. O encarregado de transformar esse carro foi a Trasco, uma empresa alemã especializada em blindagem, segundo a qual o peso do DB11 aumentou somente 150 quilos. Um incremento bem reduzido levando em conta que as placas e os vidros blindados geralmente são muito pesados.

Talvez por esse motivo esse Aston Martin DB11 conta com uma blindagem de nível 4. Uma couraça capaz de deter balas de pistola, além de impedir a abertura do carro para evitar sequestros e o roubo do carro e dos objetos de valor do seu interior. O nome dessa blindagem leve é A-Kip e outra das vantagens, além do reduzido peso, é que o aspecto do carro não muda. Um detalhe importante em um carro com essas características, onde geralmente o design é um dos aspectos mais valorizados.

É preciso se aproximar muito para poder perceber a única diferença que tem esse DB11 em relação a um de série. Se atentarmos à janela e olharmos nas bordas, veremos que conta com outro vidro com 3 centímetros de espessura. Uma medida muito maior que a de qualquer vidro de um carro convencional.

De acordo com a Trasco, a transformação não compromete o rendimento do veículo nem as características de conforto. Por se tratar da versão mais potente com o motor V12 de 608 cv e 700 Nm de torque, o mais provável é que a pequena queda no rendimento deve ser notada somente no circuito.

Na apresentação, a Trasco aproveitou para indicar que sua blindagem leve A-Kip pode ser aplicada a praticamente qualquer veículo. O que não foi anunciado é o preço desse carro, nem das hipotéticas modificações de outros. Mas é bem provável que o dinheiro não seja problema para o tipo de clientes interessados nesse tipo de modelo. O DB11 de fábrica custa 215.000 libras esterlinas.