ASTON MARTIN DB11 V8

2018 - ASTON MARTIN DB11 V8

ASTON MARTIN DB11 V8 imagens e fotos de carros

A Aston Martin revelou hoje o DB11 V8. Essa nova versão elimina o motor V12 de 5.2 litros da marca britânica em favor do V8 de 4.0 litros sobrealimentado que pode ser encontrado em vários modelos do catálogo da Mercedes-AMG. O V8 que equipa o DB11 conta com a mesma configuração que se esconde debaixo do capô do Mercedes-AMG GT S, embora não do atual (que após o facelift elevou sua potência a 522 cv), mas do modelo original, antes do facelift.

Assim, o motor V8 de duplo turbo desenvolve no DB11 510 cv e um torque de 675 Nm. Isso significa 98 cv a menos que a versão DB11 V12, mas graças ao novo motor, tanto o peso como o centro de gravidade foram reduzidos. A Aston Martin anuncia um peso total de 1.760 quilos.

O desempenho dessa nova versão é um pouco inferior, já que o DB11 V8 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.0 segundos, 0.1 segundos mais lento que o modelo V12, com uma velocidade máxima de 301 km/h em comparação com os 321 km/h do V12.

De acordo com a Aston Martin, o propósito dessa nova versão com um motor de menor tamanho e cilindrada é a de acessar mercados onde a cilindrada é muito penalizada pelos impostos, como é o caso do mercado chinês. A marca também informa que ao contar com um bloco de menor comprimento, a maior parte do peso se encontra agora na parte entre os eixos, portanto, essa versão dispõe de um comportamento dinâmico bem diferenciado em relação ao DB11 V12.

Aparentemente, ambas as versões são idênticas, embora a marca britânica tenha implementado leves retoques cosméticos no novo modelo, como as novas rodas de liga leve, faróis dianteiros escurecidos e nas laterais do capô surgem somente duas saídas de ar no lugar das quatro do modelo V12. Outro detalhe diferenciador é que o V8 dispõe somente da transmissão automática de 8 velocidades. Por enquanto a marca não informou nada sobre a futura versão conversível Volante, mas certamente a veremos dentro de pouco tempo.

O motivo de revelá-lo de maneira online se deve ao fato de que neste final de semana será apresentado oficialmente e ao vivo no Festival of Speed de Goodwood, que já começa amanhã (quinta-feira). Segundo anuncia a marca, os clientes já podem reservar seu exemplar em todos os distribuidores autorizados da Aston Martin a nível global, embora as entregas não comecem até o final do ano. No Reino Unido terá um preço partindo de 162.000 libras esterlinas.