ASTON MARTIN VALKYRIE AMR PRO

2020 - ASTON MARTIN VALKYRIE AMR PRO

ASTON MARTIN VALKYRIE AMR PRO imagens e fotos de carros

O Aston Martin Valkyrie AMR Pro estreia no Salão de Genebra 2018 antes de iniciar a produção das únicas 25 unidades que começarão a ser entregues em 2020 e que já têm um dono.

A colaboração entre a Red Bull Racing e a Aston Martin tornou possível que a marca britânica contasse com um dos modelos mais desejados do mercado - cujo preço se desconhece, assim como grande parte de suas especificações técnicas - mas uma obra de arte que conta com toda a experiência adquirida em competição pelos especialistas da equipe de Fórmula 1. O resultado é um hypercarro com a mesma capacidade de alto rendimento das unidades que competem na corrida de resistência mais dura do mundo: Le Mans.

Os técnicos do projeto desenvolveram uma carroceria mais larga de fibra de carbono que conta com a mais sofisticada tecnologia para criar superfícies perfeitas para conseguir a maior carga aerodinâmica possível. Não só pelo seu próprio peso, que é de somente 1.000 quilos, mas graças também ao seu para-brisa e vidros laterais de policarbonato e a eliminação de elementos do equipamento, como o sistema de climatização e a adoção de novos componentes dos trens de rodagem e de uma suspensão de fibra de carbono.

Desenvolvido em paralelo ao modelo de produção, é equipado com um motor de 12 cilindros em V e 6.5 litros, um propulsor que rende uma potência máxima superior a 1.100 cv graças ao extra de força proporcionado pela energia procedente de um sistema de regeneração com uma relação peso/potencia que, nas palavras da marca, superará ‘folgadamente’ a relação 1:1, de um cavalo por cada quilo de peso.

Embora os responsáveis pelo projeto apontem que a busca de um número muito alto de velocidade máxima nunca fez parte do espírito do Valkyrie, a verdade é que ele pode alcançar uma velocidade máxima de 360 km/h, apesar de que seu dado mais destacado seja uma aceleração lateral superior a 3G, um número muito superior ao de qualquer outro carro derivado de um automóvel totalmente homologado.