AUDI A5 SPORTBACK

2017 - AUDI A5 SPORTBACK

AUDI A5 SPORTBACK imagens e fotos de carros

Em junho chegava a segunda geração do Audi A5. O coupe de três portas chegava acompanhado do potente Audi S5 e ambos seguiam a nova linha de design da marca de Ingolstadt. Hoje foram apresentados os Audi A5 Sportback e S5 Sportback, as versões com cinco portas que deixam o coupe mais prático. Poderão ser vistos no Salão de Paris e serão de grande importância na linha devido à sua alta demanda.

O Audi A5 Sportback não terá diferenças em relação ao A5 que já vimos, com exceção do número de portas. Seguirá fiel ao estilo da marca e terá alguns pontos parecidos com o sedan Audi A4. Na frente surge a grade hexagonal e o para-choque redesenhado com alguns detalhes cromados. Seguem as linhas fluidas que lhe dão um aspecto dinâmico e na traseira surgem novas lanternas.

Se o novo Audi A5 Sportback parece ter maior presença que o seu irmão de três portas é porque cresceu. Embora compartilhe a mesma plataforma MLB, sua distância entre-eixos aumentou até os 2.820 mm (60 mm a mais). Isso se traduz em um maior espaço interior, principalmente nos lugares traseiros. O porta-malas é outro dos pontos de destaque e agora alcança os 480 litros em comparação com os 465 litros da versão de três portas.

Em termos de interior, também permanece inalterado em relação ao A5 Coupe, sendo a tecnologia um de seus pontos de destaque. Será oferecido o conhecido Audi Virtual Cockpit com uma tela de 12.3 polegadas e a tela central de 7.0 ou 8.3 polegadas com o Audi MMI Navigation Plus. Surge também com uma série de ajudas à condução, como o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go (assistente em congestionamentos), o novo Park Assist e o alerta de tráfego cruzado.

Falando dos motores do Audi A5 Sportback, esta será a mesma que vimos no modelo de três portas. Serão oferecidas duas mecânicas a gasolina TFSI e até três diesel TDI. Na parte a gasolina a versão g-tron será o nível de acesso, um bloco 2.0 TFSI de 170 cv e 270 Nm que funciona com gás natural ou com gasolina. Segue o 2.0 TFSI com dois níveis de potência: 190 e 252 cv. Acima estará o Audi S5 Sportback que falaremos em seguida.

Na parte diesel estará o motor 2.0 TDI com 190 cv e 400 Nm de torque. Haverá uma versão ultra que terá consumo e emissões mais contidos. A outra mecânica será o 3.0 TDI V6 que poderá ser escolhido com 218 ou 286 cv de potência. Haverá uma transmissão manual de seis velocidades, uma automática S tronic de sete e uma tiptronic de 8 velocidades, dependendo da versão. Também haverá tração quattro para os mais potentes.

Agora tratando da versão esportiva, o Audi S5 Sportback, este poderá ser diferenciado visualmente do A5 Sportback por sua estética mais agressiva e pela cor azul nas imagens da galeria. Embora a principal diferença esteja debaixo do capô, pois ali se encontra o potente motor 3.0 TFSI, um V6 que desenvolve nada menos que 354 cv e 500 Nm de torque. Esse modelo terá o mesmo desempenho que o S5 de três portas e será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e sua velocidade máxima será limitada a 250 km/h.

Como dissemos no início, poderemos ver os Audi A5 e S5 Sportback no Salão de Paris. Para vê-los pelas ruas e estradas teremos que esperar o início de 2017. Mais adiante serão informados os seus preços e equipamento na Europa, mas já podemos adiantar alguns dados. O Audi A5 Sportback com motor 2.0 TFSI de 190 cv partirá dos 41.400 euros. Por outro lado, o Audi S5 Sportback terá um preço de partida de 77.900 euros.