AUDI AICON CONCEPT

2017 - AUDI AICON CONCEPT

AUDI AICON CONCEPT imagens e fotos de carros

Os protótipos elétricos Aicon e Elaine são vitrines das evoluções mais recentes no nível da inteligência artificial e mobilidade

Os dois protótipos da Audi apresentados na véspera da abertura do Salão de Frankfurt à imprensa mundial, o Aicon sobressai imediatamente por não possuir pedais nem volante. Trata-se de uma visão futura da condução autônoma sob a forma de um modelo de quatro portas com 2+2 lugares. Com 5.444 mm de comprimento, 2.100 mm de largura e 1.506 mm de altura, além de uma distância entre-eixos de 3.470 mm, este concept é maior do que qualquer outro modelo atualmente em produção da Audi.

Destaca-se pelas rodas de 26 polegadas, um visual agressivo e uma grade invertida, que deverá servir de assinatura aos futuros modelos elétricos de produção. O Aicon não possui faróis convencionais, mas sim telas totalmente digitais que formam um padrão pixelizado triangular 3D. Totalmente personalizáveis, estas superfícies podem exibir mensagens e imagens, em várias cores, para se comunicar com outros ocupantes da via. Tem igualmente a capacidade de iluminar a área em sua volta, projetando sinais no chão, comunicando avisos, por exemplo.

No interior, muito espaçoso, o Aicon tem bancos que rodam até 15 graus, facilitando a interação entre os ocupantes. Beneficiando-se do fato de ser elétrico, possui capacidade combinada para levar 660 litros de bagagem, entre o espaço da frente e o de trás. Possui quatro motores elétricos, para um total de 354 cv, tração integral, autonomia para percorrer entre 700 e 800 km, além de equipar o nível 5 de condução autônoma.

Por outro lado, o Elaine é uma evolução do E-Tron Sportback Concept (já confirmado para produção) apresentado em Xangai. Apresenta faróis Matrix LED na frente e atrás, mensagens de boas vindas em LED quando os ocupantes acessam o carro, sistema zFAS mais avançado (mais potente e com sensores mais evoluídos, que permite condução autonóma de nível 4). Novo é também o sistema Highway Pilot, uma versão atualizada do Traffic Jam Pilot, que permite mudança de faixas de rodagem de forma autônoma. Também é novidade a conexão mais rápida à internet, capacidade para encontrar lugares de estacionamento vagos, entre outras funções. O Elaine conta com um assistente pessoal inteligente que responde verbalmente e que se adapta ao comportamento do usuário (parametrizando o ar condicionado, música, navegação, serviços conectados, lugares de estacionamento, etc.).

Outra novidade tecnológica é o Audi Fit Driver, que através de um aparelho no pulso, consegue verificar os sinais vitais, temperatura corporal e ritmo cardíaco do condutor. Caso detecte fadiga, por exemplo, o sistema adapta-se ajudando a relaxar, auxiliando com exercícios respiratórios, dando início à função massagem, colocando música calma, entre outros. O Elaine conta com três motores elétricos, em um total de 496 cv, e tem autonomia para 500 quiômetros. Anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.