AUDI E-TRON QUATTRO CONCEPT

2015 - AUDI E-TRON QUATTRO CONCEPT

AUDI E-TRON QUATTRO CONCEPT imagens e fotos de carros

A Audi revelou ontem, a noite que antecede o Salão de Frankfurt, o e-tron quattro concept, estudo de um SUV coupe equipado com três motores elétricos - um no eixo dianteiro e outros dois no eixo traseiro - capazes de gerar uma potência total de 435 cv ou 503 cv em overboost e 800 Nm de torque máximo.

Desta forma, o e-tron quattro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e de atingir uma velocidade máxima limitada a 210 km/h. Com as baterias de íons de lítio com 95 kWh de capacidade, integradas no piso inferior e totalmente carregadas, chega a uma autonomia de mais de 500 km.

As baterias podem ser carregadas através do Combined Charging System, um ponto de corrente elétrica AC ou DC, que proporciona um tempo mínimo de carga de 50 minutos a 150 kW ou 30 minutos para uma carga de 80%. O concept dispõe ainda do sistema de carregamento por indução Audi Wireless Charging.

Esteticamente, o Audi e-tron quattro concept destaca-se pela grade dianteira de grandes dimensões com filamentos cromados, faróis com tecnologia Matrix laser e para-choques de design agressivo. Além disso, a carroceria surge com uma linha de teto - com 1.980 mm de comprimento e equipada com painéis solares - ligeiramente inclinada e lanternas OLED na traseira.

O SUV conta com 4.880 mm de comprimento (250 mm a mais que o atual Q5), 1.930 mm de largura e 1.540 mm de altura. O coeficiente aerodinâmico é de 0,25. A distribuição de peso é na proporção de 52:48, sendo que a sua base é uma versão modificada da plataforma MLB, que servirá também para o próximo Q5. Conta com rodas de 22 polegadas, aerodinamicamente otimizadas, com pneus de baixa resistência ao rolamento. No interior, todas as atenções vão para o Virtual Cockpit e para as duas telas sensíveis ao toque na zona central. O porta-malas conta com 615 litros de capacidade - 75 litros a mais que o Q5.

Ulrich Hackenberg, responsável pelo desenvolvimento técnico da Audi, diz que se trata de um novo SUV de luxo totalmente elétrico, por enquanto com o nome indicativo de Q6, que será introduzido na linha da marca no início de 2018. Fontes no mercado informam que a versão de produção deverá custar mais de 80 mil euros.