AUDI H-TRON QUATTRO CONCEPT

2016 - AUDI H-TRON QUATTRO CONCEPT

AUDI H-TRON QUATTRO CONCEPT imagens e fotos de carros

A Audi apresenta esta semana no Salão de Detroit o h-tron quattro concept. Derivado do elétrico e-tron quattro concept, apresentado na última edição do Salão de Frankfurt, o novo protótipo indica o lançamento de uma versão ‘fuel cell’ de um novo SUV. O modelo, que poderá levar o nome de Q6, deverá ganhar a derivação ‘fuel cell’ apenas em 2020.

Com 272 cv de potência combinada (em vez dos 503 cv do e-tron), o h-tron quattro concept apresenta as mais recentes evoluções da tecnologia de célula de combustível aplicada em uma plataforma moderna, com uma arquitetura similar à de um carro elétrico, utilizando baterias de última geração. A Audi anuncia que os tanques de hidrogênio do modelo poderão ser reabastecidos em apenas quatro minutos, sendo que a sua autonomia é por volta dos 600 km.

O concept 4x4, com capacidade para circular com tração dianteira em ritmo moderado, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos, com uma velocidade máxima limitada em 200 km/h. Os três tanques de hidrogênio - armazenados a 700 bar de pressão - possuem um revestimento em plástico reforçado com fibra de carbono. A ‘fuel cell’, alojada no lugar normalmente ocupado pelo motor térmico, é composta por 330 células, sendo capaz de gerar 110 kW de eletricidade, o equivalente a 150 cv, podendo operar entre 220 e 280 volts. A célula de combustível funciona entre um máximo de 95 graus e um mínimo de 28 graus negativos.

A marca de Ingolstadt informa que o h-tron possui uma eficiência energética de até 60%, mais que o dobro se comparado a um modelo equipado com motor a combustão. A bateria de íons de lítio tem 1.8 kWh e 60 kg, sendo posicionada no piso do carro e é capaz de gerar 100 kW ou 136 cv, operando entre 220 e 480 volts. Há um conversor DC no compartimento do motor que permite equalizar a diferença, alimentando os dois motores elétricos - um posicionado no eixo dianteiro com 90 kW (122 cv) e outro no eixo traseiro com 140 kW (190 cv).

O condutor pode optar por recuperar mais energia ao escolher entre os modos de condução ‘gliding’ ou ‘coasting’. Com tração integral, o modelo de 4.880 mm de comprimento possui uma suspensão adaptativa, com dois estágios de funcionamento, o que permite melhorar a eficiência aerodinâmica em velocidades constantes em estrada.

No interior, o h-tron tem a capacidade transportar quatro ocupantes. Existem três telas OLED - também previstas para o próximo A8. O porta-malas tem 500 litros de capacidade - 115 litros a menos que o e-tron quattro concept. Contempla ainda um modo de condução autônoma, intitulado Piloted Driving, formado por sensores, câmeras, ultrassons e um scanner a laser. Todos os sistemas são controlados através de um sistema central zFAS, permitindo uma leitura do que encontra-se em volta do automóvel em velocidades de até 60 km/h.



11/01/2016

AUDI APRESENTA EM DETROIT O H-TRON QUATTRO CONCEPT