AUDI Q4 E-TRON CONCEPT

2019 - AUDI Q4 E-TRON CONCEPT

AUDI Q4 E-TRON CONCEPT imagens e fotos de carros

A Audi apresentou no Salão de Genebra aquele que será o seu quinto automóvel elétrico de produção, o Q4 e-tron Concept. Trata-se de um SUV compacto, de quatro lugares, com lançamento marcado para 2020 e que se situará abaixo do já conhecido Audi e-tron.

O fabricante de Ingolstadt definiu a marca de 12 automóveis totalmente elétricos até 2025 como um dos seus grandes objetivos e o Q4 e-tron é o próximo nessa lista. Montado sobre a plataforma modular MEB do grupo VW, este SUV elétrico tem 4.59 metros de comprimento, 1.90 metros de largura e 1.61 metros de altura, com uma distância entre-eixos de generosos 2.77 metros.

Assim como acontece com o Audi e-tron, o Q4 e-tron Concept conta com dois motores elétricos (um por eixo) que oferecem uma potência combinada de 301 cv. Esse sistema é alimentado por uma bateria de 82 kWh de capacidade que garante uma autonomia de 450 quilômetros (de acordo com o ciclo WLTP) e que admite cargas de 125 kW.

O Audi Q4 e-tron Concept conta com o sistema de tração quattro da Audi, mas na maior parte das vezes é o motor traseiro que entra em ação. Não existe ligação mecânica entre ambos os eixos, mas o sistema de gestão eletrônica reparte o torque de acordo com as necessidades.

Tal como o seu irmão mais velho, o e-tron, este SUV elétrico também dispõe de um sistema de recuperação de energia que permite aproveitar a energia gerada nas desacelerações e nas descidas.

Em relação à sua imagem, o Q4 e-tron dá continuidade à linguagem visual dos elétricos da marca alemã. Destaca-se a grade dianteira ‘singleframe’, os faróis Matrix LED, as enormes rodas de 22 polegadas e claro, as linhas musculosas que lhe garantem presença na estrada.

No que diz respiro ao habitáculo, o Audi Q4 e-tron Concept conta com a mais recente tecnologia da marca alemã, com particular destaque para o já conhecido Audi Virtual Cockpit e para a tela multimídia com generosas 12.3 polegadas. O habitáculo foi desenhado de forma a transmitir uma sensação de espaço, mas destaca-se pelos materiais usados, já que muitos dos componentes são reciclados.

Por enquanto esse modelo não passa de um protótipo, mas não deverá sofrer muitas alterações quando for lançado no mercado, algo que deverá acontecer durante o próximo ano.