AUDI S4 V6 TDI

2020 - AUDI S4 V6 TDI

AUDI S4 V6 TDI imagens e fotos de carros

Os modelos S da Audi apostam no diesel e na eletrificação. Durante as últimas semanas vimos a apresentação dos novos Audi S5, Audi S6 e Audi S7 Sportback. Todos surgiram acompanhados de uma interessante mecânica eletrificada graças à tecnologia MHEV (Mild Hybrid), conhecida popularmente como semi-híbrida ou hibridação leve. Tudo isso em torno de um motor a combustão interna alimentado por diesel. Esta fórmula, impensável há alguns anos, chega também ao Audi S4, assim como à sua versão de carroceria perua, o Audi S4 Avant.

A configuração mecânica é a mesma apresentada na nova geração do Audi S6 e do Audi S7 Sportback. Para alcançar um equilíbrio aceitável entre consumo/emissões com o desempenho, o sistema elétrico principal de 48 volts combinado com um compressor acionado eletricamente (EPC) é fundamental. Debaixo do capô dos novos Audi S4 diesel se encontra um motor 3.0 V6 TDI.

O motor surge acoplado a uma transmissão automática Tiptronic de oito velocidades e um sistema de tração total quattro. Com o EPC e o sistema de 48 volts é capaz de alcançar uma potência máxima de 347 cv e 700 Nm de torque máximo. Graças a essa mecânica, o Audi S4 pode acelerar de 0 a 100 km/h em somente 4.8 segundos, enquanto que o Audi S4 Avant completa o mesmo sprint em 4.9 segundos. Em ambos os casos a velocidade máxima é limitada a 250 km/h.

Com essa configuração mecânica o modelo com carroceria sedan anuncia emissões de CO2 de 161-163 g/km, enquanto que a versão perua Avant eleva essas cifras até os 164-164 g/km.

O sistema MHEV de 48 volts instalado no novo Audi S4 V6 TDI é composto de um motor elétrico (BAS) conectado ao virabrequim que faz as vezes de alternador e de motor de arranque. A bateria de íons de lítio tem uma capacidade de 10 Ah e se encontra no piso do porta-malas. Durante as frenagens é capaz de recuperar até 8 kW de energia elétrica. Além disso, o sistema MHEV pode ativar o Start&Stop a partir de uma velocidade de 22 km/h para que o veículo se desloque em modo de marcha por inércia (coasting), desativando o motor a combustão durante mais de meio minuto. Isso se traduz em uma importante economia de combustível.