AUDI S6 AVANT TDI

2020 - AUDI S6 AVANT TDI

AUDI S6 AVANT TDI imagens e fotos de carros

O Audi A6 se radicaliza com a esperada versão esportiva que já é uma realidade. O novo Audi S6 entra em cena com o objetivo de cativar o público que busca um extra de radicalismo sem exageros, e renuncia parte do conforto oferecido pelo sedan Premium. Um modelo S que estará disponível também em sua tradicional versão de carroceria perua, o novo Audi S6 Avant.

A chegada dos novos Audi S6 e S6 Avant está marcada pela eletrificação. A tecnologia MHEV (Mild Hybrid) continua abrindo caminho por toda a linha da Audi. A hibridação leve também está presente nas versões mais esportivas com desempenhos superiores. O exemplo mais recente temos com o novo Audi SQ5 TDI. E assim como ocorre com o SUV, os novos Audi S6 também apostam no diesel.

Antes de entrar em detalhes sobre a parte mecânica, dando uma olhada nas imagens do design exterior e interior, percebemos que a nova filosofia de design da Audi realça com as características habituais dos modelos S. A saia dianteira aporta um extra de dinamismo enquanto que o difusor traseiro e as quatro saídas de escape outorgam um maior caráter. Além disso, determinados componentes da carroceria como as carcaças dos espelhos retrovisores estão disponíveis em diferentes acabamentos: alumínio ou cromado escuro. Também equipa rodas de liga leve de 20 polegadas.

Em relação ao interior do Audi S6 2020 surge um ambiente elegante, aconchegante e com estilo esportivo. O tom preto é o grande protagonista, embora as costuras de cores em contraste aportam certa luminosidade. Os bancos esportivos S com descansos de cabeça integrados é outra das chaves desse modelo. De série, o habitáculo dos novos S6 conta com inserções de alumínio escovado, embora opcionalmente se possa optar por detalhes de madeira.

O equipamento tecnológico cumpre com as expectativas. Os novos Audi S6 e S6 Avant contam com uma ampla lista de equipamento, tanto em termos de conectividade como em matéria de sistemas de assistência ao condutor. Conta com o sistema MMI Navigation Plus, climatização automática de quatro zonas, bancos estofados em Alcantara e o quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, entre outros componentes.

Quanto à parte mecânica da nova geração do Audi S6, o seu ponto mais forte e principal é a eletrificação. Trata-se da tecnologia MHEV (Mild Hybrid) também conhecida como semi-híbrida ou hibridação leve.

Debaixo do capô dos novos S6 e S6 Avant se encontra um motor diesel 3.0 TDI V6 que desenvolve uma potência de 300 cv e 700 Nm de torque máximo. Surge acoplado a uma transmissão automática Tiptronic de oito velocidades e um sistema de tração total quattro. O sistema elétrico principal de 48 volts está combinado com um compressor acionado eletricamente (EPC), o que permite elevar a potência máxima aos 350 cv.

Isso é fundamental para conseguir um desempenho elevado. O novo Audi S6 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos, enquanto que o S6 Avant necessita de somente um décimo de segundo a mais para completar o sprint. Em qualquer caso a velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.

O sistema MHEV de 48 volts é composto por um motor elétrico (BAS) conectado ao virabrequim que faz as funções de alternador e de motor de partida. A bateria de íons de lítio com uma capacidade de 10 Ah está alojada debaixo do piso do porta-malas. Nas fases de desaceleração pode recuperar até 8 kW de energia elétrica. A tecnologia MHEV permite que o sistema Start&Stop se ative a partir de uma velocidade de 22 km/h, permitindo ao S6 deslocar-se em modo de marcha por inércia com o motor a combustão desativado até 40 segundos. A economia de combustível alcança os 0.4 litros a cada 100 quilômetros.

Com base no ciclo de homologação WLTP o novo Audi S6 anuncia um consumo médio de 12.8 km/l e emissões de CO2 de 204 g/km. Por sua parte, o novo Audi S6 Avant anuncia 12.5 km/l e 207 g/km de emissões de CO2 respectivamente.

No ajuste da nova geração do Audi S6 a suspensão esportiva S inclui de série a regulagem da dureza do amortecimento, os freios com pinças fabricadas em alumínio e o sistema Audi Drive Select que permite escolher entre cinco perfis de condução: Confort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual.

Os novos Audi S6 e Audi S6 Avant estarão à venda na Europa a partir do próximo mês de maio, com as primeiras entregas acontecendo pouco tempo depois.