AUDI SQ5 TDI

2020 - AUDI SQ5 TDI

AUDI SQ5 TDI imagens e fotos de carros

O novo Audi SQ5 TDI foi apresentado com o objetivo de oferecer um extra de variedade e aumentar a escassa linha da versão que hoje em dia coroa a linha do Audi Q5. Seu desembarque nos concessionários acontecerá a partir do segundo semestre, mas já conhecemos todas as suas características e principais atributos.

Esteticamente o Audi SQ5 TDI apresenta uma imagem rapidamente reconhecível. Determinados traços exteriores sublinham o caráter esportivo que esconde o SUV alemão. Conta com um para-choque dianteiro de desenho específico e que mostra entradas de ar de grande tamanho. Tampouco podemos ignorar a grade Singleframe e os elementos em contraste na cor cinza fosco. Na traseira, além do emblema do modelo, também há um novo difusor.

Ambos os grupos ópticos do Audi SQ5 TDI contam de série com a tecnologia LED. As carcaças dos espelhos retrovisores externos e a fixação do difusor contam com um acabamento esportivo em alumínio brilhante. Além disso, para esse modelo está reservada de forma exclusiva a color de carroceria ‘Panther Black’.

Em relação ao interior, surge um ambiente muito equilibrado e envolvente onde se respira tanto elegância como exclusividade e esportividade. As soleiras das portas são iluminadas e mostram o logotipo S. Os bancos esportivos S são estofados em couro e Alcantara. A isso é preciso somar as guarnições de alumínio polido e o volante multifuncional com acabamento em alumínio, além dos pedais e o descanso dos pés em aço inoxidável.

Opcionalmente poderá ser configurado o banco traseiro plus que está dividido em três assentos. O porta-malas acomoda 550 litros, cifra que pode ser incrementada até os 1.550 litros se forem rebatidos os encostos traseiros. Apesar do seu desempenho e imagem, o Audi SQ5 TDI continua sendo uma opção familiar.

Como não poderia ser de outra maneira o equipamento tecnológico do novo Audi SQ5 TDI é o mais completo. Conta com uma ampla seleção de sistemas de assistência à condução, como o assistente ativo de faixa e monitor de distância de segurança. O Audi Pre Sense City também vem de série e avisa o condutor da presença de pedestres e veículos. O assistente de estacionamento e a câmera com reconhecimento de sinais de trânsito também está presente. Também há um pacote opcional que inclui, entre outros sistemas, o assistente de tráfego cruzado traseiro e o assistente para evitar colisões.

Em termos de conectividade há um sistema de infotainment com o sistema MMI Navigation Plus com MMI All-in-Touch e uma tela de 8.3 polegadas. O Audi SQ5 TDI também equipa o quadro de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit. Tudo isso se completa com um Head-Up Display. Além disso, conta com conexão à internet através de LTE e um ponto de acesso Wi-Fi para os dispositivos móveis dos passageiros. O sistema multimídia também é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Motor diesel 3.0 V6 e a tecnologia Mild Hybrid

Mas o que é verdadeiramente importante nesse SUV esportivo reside em sua parte mecânica. Debaixo do seu capô se encontra um motor diesel 3.0 V6 de 347 cv e 700 Nm de torque máximo acompanhado de um sistema semi-híbrido (Mild Hybrid) que melhora os níveis de eficiência. O motor está associado a uma transmissão automática Tiptronic de oito velocidades e um sistema de tração total quattro.

Graças a essa mecânica o Audi SQ5 TDI é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5.1 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h - limitada eletronicamente. Anuncia um consumo médio de combustível de 14.7 - 15.5 km/l e emissões de CO2 de 177 - 172 g/km. Com esses números o SQ5 TDI cumpre com a norma de emissões Euro 6d-TEMP.

O sistema MHEV que é utilizado pelo novo Audi SQ5 TDI ajuda a reduzir o consumo de combustível em condições reais em até 0,7 litros a cada 100 quilômetros. Durante a desaceleração pode recuperar até 12 kW de potência, energia que é armazenada em uma bateria de íons de lítio com uma capacidade de 10 Ah, situada debaixo do piso do porta-malas e a partir daí é distribuída dinamicamente até os dispositivos que a consomem.

Se o condutor levanta o pé do acelerador a uma velocidade entre 55 e 160 km/h o veículo pode recuperar energia e avançar em modo coasting, com o motor em ponto morto ou desligado, até um máximo de 40 segundos. Quando o condutor pisa no acelerador o BAS arranca novamente o motor. Por outro lado, além de uma regulagem específica do chassi, o Audi SQ5 TDI também estreia um novo compressor elétrico, um complemento ideal para o turbo compressor.