CADILLAC CT6

2018 - CADILLAC CT6

CADILLAC CT6 imagens e fotos de carros

O novo sistema de condução autônoma de nível 2 da Cadillac, o Super Cruise, já está disponível de série nas versões mais altas do Cadillac CT6 2018 e opcional para outros acabamentos.

Após vários anos de desenvolvimento, finalmente uma marca da General Motors poderá beneficiar-se dos esforços da empresa nessa área, que não foram poucos. Somente para a implementação desse sistema na linha Cadillac, a empresa mapeou em 3D com um sensor Lidar, todas as autoestradas dos Estados Unidos e Canadá, que é onde precisamente o sistema poderá operar.

A GM o descreve como um sistema de nível 2, ou seja, em um sistema de assistência, e portanto, não toma o controle do carro por completo. O condutor deve a todo momento ser o último responsável e deve estar atento às manobras que o veículo realiza. Na verdade, a Cadillac, muito acertadamente e ao contrário de outros fabricantes, o define como um sistema de condução semi-autônoma, apesar de que o condutor possa soltar o volante.

O funcionamento é simples, uma vez ativado em uma autoestrada, o sistema se encarrega da aceleração, da frenagem e da direção, mas somente em condições de boa visibilidade e sempre em velocidades inferiores a 85 mph (136 km/h). O sistema monitora constantemente o condutor mediante uma série de sensores. Uma câmera situada no centro do volante vigia os movimentos oculares do condutor e no caso de perda de atenção ou fadiga, o sistema envia uma série de alertas, que se não forem atendidos, fará com que o veículo realize uma manobra de parada no acostamento.

O sistema conta com câmeras e radar para operar, mas prescinde do sensor Lidar, embora o mapeamento prévio dos mais de 209.000 quilômetros de autoestradas tenha sido feito com um desses radares de nova geração.

O sistema Super Cruise já está disponível de série no acabamento Platinum do CT6 modelo 2018, que custa 85.290 dólares nos Estados Unidos. No caso da versão Premium Luxury tem um custo de 5.000 dólares adicionais.