CHEVROLET CAMARO eCOPO CONCEPT

2019 - CHEVROLET CAMARO eCOPO CONCEPT

CHEVROLET CAMARO eCOPO CONCEPT imagens e fotos de carros

A Chevrolet apresenta no SEMA Show 2018 o primeiro Camaro elétrico, mas não se trata de uma versão convencional do Camaro, já que esta surge com o sobrenome COPO, presumindo que estamos diante de uma versão racing com muito músculo.

COPO é o acrônimo de Central Office Purchase Order, o mecanismo da Chevrolet criado para poder realizar pedidos especiais e assim escapar das impossibilidades e regras do sistema de pedidos regulares da marca. Esse sistema é utilizado habitualmente para frotas, embora os aficionados conheçam o nome COPO precisamente pelas versões de competição. Graças a esse sistema nasceu o Camaro ZL1 original, que cumpre seu 50º aniversário este ano.

Por enquanto, o novo Chevrolet Camaro eCOPO é somente um concept, um protótipo de salão que não só trata de mostrar a tecnologia da marca, mas como esta é capaz de continuar sendo fiel à sua tradição, apesar de utilizar essa nova tecnologia elétrica. É uma maneira de dizer aos aficionados da marca que podem ficar tranquilos, pois embora a eletricidade esteja chegando, não há razão para mudar nada.

O eCOPO concept é um pouco mais que um simples Camaro equipado com um powertrain elétrico. Embora a Chevrolet já conte com plataformas elétricas, como a do Chevrolet Bolt e dos inúmeros elétricos que sabemos que já estão em desenvolvimento, a marca criou o eCOPO com a receita clássica dos dragsters: muita potência e peso mínimo, embora este esteja concentrado sobre o eixo traseiro para favorecer a tração nas ‘drag strips’.

O novo Camaro eCOPO concept foi desenvolvido pela Chevrolet em colaboração com a Hancock e a Lane Racing, empresas que já têm certa experiência em criar drag racers elétricos. De modo que a nível técnico surge uma abordagem de primeira ordem e não só algumas peças novas para justificar a participação no stand do SEMA Show, em Las Vegas.

O Camaro eCOPO conta com um par de motores BorgWarner HVH 250-150 que entregam mais de 710 cv (700 hp) e 813 Nm de torque máximo. Eles estão situados no vão dianteiro, mas em posição longitudinal, exatamente onde iria situado o motor de combustão do Camaro original, de modo que contam com um eixo de transmissão através de uma caixa automática Turbo 400 para o eixo traseiro, que é rígido, no lugar do multibraço utilizado no novo Camaro VI.

As baterias também merecem um capítulo à parte, pois este é o primeiro pack de baterias de 800 volts da General Motors. No lugar de estar alocado entre os dois eixos como o pack de baterias do Chevrolet Bolt, o Camaro eCOPO divide suas baterias em diferentes áreas para poder repartir o peso sobre o eixo traseiro e conseguir uma relação de peso de 56% sobre a parte traseira. O pack de baterias completo pesa menos de 320 quilos.

Segundo a Chevrolet, o novo Camaro eCOPO é capaz de completar o quarto de milha em torno dos 9 segundos, o que significa que com um pouco menos de potência é capaz de igualar e superar o Dodge Challenger SRT Demon.

Chama a atenção que o eCOPO já conta com a nova parte frontal, que teoricamente estreou de maneira conceitual no Camaro Shock Concept. No entanto, o eCOPO já conta com o novo design frontal, além de um tom azul que presta homenagem ao azul que estava disponível no Camaro ZL1 original.