CHEVROLET COLORADO ZH2 FCEV CONCEPT

2016 - CHEVROLET COLORADO ZH2 FCEV CONCEPT

CHEVROLET COLORADO ZH2 FCEV CONCEPT imagens e fotos de carros

O novo Chevrolet Colorado ZH2 FCEV Concept, uma pick-up com especificações militares equipada com um sistema de propulsão elétrico alimentado por célula de combustível de hidrogênio, é fruto do acordo firmado em 2015 entre a General Motors e as Forças Armadas dos Estados Unidos, especificamente o Centro de Engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento de Tanques e Automóveis do exército do país - conhecido como TARDEC, que são as iniciais do seu nome em inglês: Tank Automotive Research, Development and Engineering Center.

O primeiro resultado desse acordo é o mencionado Colorado ZH2, que acaba de ser apresentado e que pode ser visto na galeria abaixo. É baseado no Chevrolet Colorado 2017, a última evolução da pick-up americana, embora suas especificações, características e imagem, pouco têm a ver com a versão para o mercado civil. A versão militar é consideravelmente maior, com 1.920 mm de altura e 2.030 mm de largura (sem retrovisores), números que alcança graças à suspensão elevada, e seus enormes pneus de 37 polegadas de diâmetro e a para-lamas consideravelmente mais largos.

O Chevrolet Colorado do exército americano será utilizado para comprovar as aplicações militares dos sistemas de propulsão elétricos com célula de combustível de hidrogênio, tecnologia utilizada atualmente em modelos como o Toyota Mirai e o futuro Mercedes-Benz GLC Fuel Cell. Nesse processo, a General Motors aproveitará os resultados obtidos para uma possível aplicação comercial. A avaliação contempla também as possíveis aplicações da célula de combustível de hidrogênio no campo de batalha, como por exemplo, para proporcionar energia elétrica sem fazer ruídos, algo muito interessante em zonas remotas.

Por tratar-se de um projeto em que está envolvido o Exército dos Estados Unidos, os detalhes compartilhados sobre o Chevrolet Colorado ZH2 FCEV Concept são bastante superficiais, mas sabemos que para os militares é bem interessante esse tipo de sistema de propulsão (elétrico) e de alimentação (célula de combustível) por suas quase infinitas aplicações. Os primeiros testes operacionais começarão no próximo ano e quando conheceremos mais dados sobre esse interessante projeto.