CITROËN AIRCROSS CONCEPT

2015 - CITROËN AIRCROSS CONCEPT

CITROËN AIRCROSS CONCEPT imagens e fotos de carros

- O design é baseado no modelo de sucesso C4 Cactus

A Citroën está apresentando o protótipo Aircross, um veículo que serve de demonstração da aplicação da imagem radical do C4 Cactus em uma nova família de modelos SUV, design que a marca também utiliza na sua linha de modelos até 2020.

O fato de estar fabricado sobre a plataforma EMP2 da PSA Peugeot-Citroën é mais um ponto a favor da intenção de produção. É sobre esta plataforma que assentam os modelos de médio e grande porte das duas marcas francesas. Em termos de dimensões, o Aircross é semelhante ao Land Rover Discovery Sport com exceção da largura que geralmente é exagerado nos protótipos. O veículo tem 4.580 mm de comprimento, 2.100 mm de largura e 1.800 mm de altura.

Tal como aconteceu com modelos como 2CV, o CX e o SM, a Citroën parece ter recuperado a sua imagem irreverente com o lançamento do C4 Cactus, cujo sucesso veio alavancar uma nova linha de modelos inspirados neste modelo. O Aircross servirá de base para a construção dessa nova linha que poderá incluir um modelo para competir com o Mini Countryman e até um modelo de sete lugares. O novo design deverá ser expandido pela linha Citroën ao longo dos próximos cinco anos.

Apesar de poder causar reações contrárias, Linda Jackson, CEO da Citroën, acredita que é melhor que os modelos Citroën sejam imediatamente reconhecíveis e que levem os consumidores a adorarem ou detestá-los. Inclusive, Jackson acredita que é preferível isso do que ser a terceira opção de todo o consumidor, pois isso implica em ter de recorrer a descontos para atrair clientes.

O Aircross está equipado com um sistema híbrido plug-in constituído por um motor elétrico de 95 cv e 200 Nm de torque colocado no eixo traseiro e um motor dianteiro a gasolina de 1.6 litros de 218 cv e 275 Nm. O motor elétrico oferece uma autonomia de 50 km, no entanto, o sistema também pode alternar entre os motores elétrico e a gasolina em percursos que exigem aceleração e desaceleração regulares. Na autoestrada é utilizado apenas o motor a gasolina.

No total o Aircross apresenta uma potência combinada de 313 cv que é utilizada em situações de forte aceleração por parte do condutor. O veículo consegue atingir os 100 km/h em 4.5 segundos. A Citroën anuncia um consumo médio de 59 km/l e emissões de CO2 de 39 g/km.