CITROËN C3 PARISIAN VINTAGE

2015 - CITROËN C3 PARISIAN VINTAGE

CITROËN C3 PARISIAN VINTAGE imagens e fotos de carros

Um C3 que atendesse tanto ao público masculino quanto ao feminino e que fosse inspirado no mundo da moda. Este foi o desafio de criação incumbido à equipe de estilo da PSA Peugeot Citroën América Latina para desenvolver um novo conceito para o compacto premium da marca Citroën. Batizada como C3 Parisian Vintage, a criação combina o rock n’roll dos anos 1970 com a clássica estamparia “pied-de-poule”.

Inicialmente, esta trama era usada apenas por homens, mas, na década de 1930, a estilista Coco Chanel trouxe-a para os desfiles de moda femininos, tornando a padronagem um exemplo de libertação e igualdade dos sexos. O chamado “pied-de-poule” traz sofisticação e elegância ao carro e é a grande tendência na moda brasileira para a coleção Primavera/Verão 2015.

A equipe de estilo buscou, então, um equilíbrio entre moda clássica e a dinâmica do mundo automobilístico, encontrada nas referências do punk rock por meio de spikes escuros no detalhe lateral dos bancos e nos metais do carro. “Assim, nasceu o C3 Parisian Vintage, misturando o melhor dos mundos clássico e alternativo da moda parisiense dos anos 1970, para destacar uma criação automotiva unissex totalmente contemporânea e exclusiva no Brasil para o Salão do Automóvel de São Paulo 2014”, explica Fabien Darche.

O tecido “pied de poule” é aplicado nas rodas 17’’ Hobart (em somente um gomo de cada), capas dos retrovisores, maçanetas e teto. O resultado é mais destaque e mais exclusividade para o showcar, já que os designers descartaram os tradicionais adesivos para oferecer a ousada combinação de tecido e metal. “Esta decisão de aplicar o próprio tecido na carroceria exigiu a intervenção do nosso tapeceiro para revestir de forma inédita essas partes do carro”, explica Darche sobre a peculiaridade do projeto de design.

No vidro lateral traseiro aparece a inscrição “Parisian Vintage” aplicada sobre o pied-de-poule. No interior, a estampa aparece no volante, revestimento do teto e capa do painel. Os bancos são na cor cinza com padronagem inspirada no tecido de ternos masculinos.

Cada detalhe do C3 Parisian Vintage foi cuidadosamente desenhado para tornar o carro especial. O time de criação concebeu, por exemplo, um conjunto de tapetes com padrão de pied-de-poule e bordado exclusivo. Outro elemento diferenciado é a bolsa exclusiva confeccionada nos mesmos materiais do interior do modelo e que acompanha o conceito.

Para arrematar o ambiente interno de estilo “Glam Rock” e criar uma ruptura com o lado clássico do pied-de-poule, foi imaginado pelos designers da marca um elemento exclusivo montado embaixo do retrovisor do C3 Parisian Vintage, feito de pingentes com spikes e uma caveira facetada em cristal preto. Uma assinatura única para o interior desse showcar.